quinta-feira, 6 de junho de 2013

Restaurante Popular de Vitória promove roda de conversa sobre malefícios do cigarro


Samira Gasparini
Tabagismo
Usuários do Restaurante Popular receberam orientações para largar o vício do cigarro
Restaurante Popular de Vitória proporcionou uma roda de conversa entre seus usuários e profissionais da saúde para debater o tabagismo nesta última quarta-feira (5). De forma bem descontraída, a psicóloga da unidade de saúde da Ilha de Santa Maria, Magali Brandão Leal, e a professora de Educação Física da unidade de Consolação, Analice Alcântara Meireles, explicaram os malefícios do cigarro para as pessoas, fumantes ou não.
"O cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas. A nicotina é a substância responsável por causar dependência química ao fumante. Mas as pessoas que ficam próximas à que está fumando também ficam doentes, pois todas essas substâncias tóxicas também estão presentes na fumaça do cigarro", explicou Magali.
Analice explicou que os fumantes acabam desenvolvendo diversas doenças, como hipertensão, taquicardia e problemas respiratórios. "O cigarro afeta a qualidade de vida da pessoa que fuma e dos que convivem com ela. Por isso, alguns fumantes acabam se isolando e sofrem tanto fisicamente quanto emocionalmente por causa do cigarro", afirmou a professora.
Cardozo Silva, 77 anos, afirma que parou de fumar depois de um pedido do seu neto. "Um dia em que a família estava reunida, meu neto, na época com três anos, me viu fumar e pediu chorando para que eu parasse, dizendo que não queria que eu morresse. Na mesma hora, eu apaguei o cigarro e dei o maço para ele jogar fora. E há 18 anos não fumo mais", contou.
Delcio Simor, 72 anos, relatou que fumou por 30 anos e não se arrepende de ter deixado o cigarro. "Eu sabia que o cigarro fazia mal, mas não sabia que ele tinha tantas substâncias químicas, como o formol. Graças a Deus eu larguei o cigarro. Foi muito difícil, mas consegui parar".
Magali acrescentou ainda que as unidades de saúde possuem programas voltados para as pessoas que desejam parar de fumar. "Os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa e se informar sobre o Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT). É um espaço para troca de experiências entre pessoas que desejam parar de fumar, intermediados por profissionais da saúde".

Roda de Conversas

Todas as quartas-feiras, a equipe do Restaurante Popular realiza rodas de conversas sobre os mais variados temas de interesse para a sociedade. Os encontros começam às 9 horas e são abertos ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário