terça-feira, 4 de junho de 2013

Ressocialização de adolescentes passa pelas salas de aula

Diariamente os adolescentes sob custódia do Governo do Estado são inseridos em uma extensajornada pedagógica no interior das Unidades. Eles participam de oficinas, cursos profissionalizantes,atividades educativas e recebem orientações conceituais e práticas sobre boas condutas  comodisciplina, manutenção da ordem, respeito, e cumprimento de regras. Mas o processo deressocialização ainda possui outra importante etapa: a educação dentro das salas de aula.

 
Para isso acontecer, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iasesmantém osinternos matriculados em Escolas Referência dos municípios de Vila VelhaCariacicaLinhares ouCachoeiro de Itapemirim. E, mesmo cumprindo medidas por atos infracionaismeninos e meninasfrequentam aulas comuns a qualquer estudantemas dentro dos complexos.
 
Dessa maneira, são submetidos a avaliações periódicas; realizam tarefas; e podem avançar de ano de acordo com o rendimento individual. As disciplinas, por sua vez, seguem a grade curricular da rede Estadual de ensino e são ministradas por professores da Secretaria de Educação (Sedu) que, em parceria com o Iases, garantem a escolarização dos jovens.
 
A pedagoga Justina de Fátima Ferreira explicou que a inclusão dos socioeducandos em aulas regulares é feita imediatamente após a entrada deles em uma das unidades. “Assim que ele chega, a equipe pedagógica faz o diagnóstico de sua vida escolar, ou seja, verifica por quais instituições já passou, em que ano parou, e como está seu histórico”. 
 
Após esta etapa, os adolescentes são matriculados e incentivados a participar das aulas. Dependendo do caso, são incluídos no processo de alfabetização ou dão sequência aos estudos a partir das séries interrompidas. “Com isso, temos 100% dos jovens em salas de aula estudando plenamente”, conclui.
 
As aulas acontecem nos turnos matutino e vespertino – variando de acordo com as unidades, com base no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Ecriad. As disciplinas oferecidas variam de acordo com o nível em que o interno se encontra (primeiro segmento, segundo segmento e Ensino Médio). Em geral, as disciplinas ministradas são Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Sociologia e Filosofia.
 
“Algumas pessoas ainda têm no imaginário que o adolescente entra no sistema e não recebe nenhum tipo de orientação. Pelo contrário. Dentro de cada Unidade temos equipes qualificadas que dão todo suporte para a ressocialização desse menino. E um dos caminhos para resgatá-lo é por meio da educação. Eles cumprem uma agenda de estudos e são instruídos pelos professores. O que esperamos desse processo é que cada um dos socioeducandos que está ali possa reter para si o conhecimento efetivo que só uma sala de aula pode oferecer”, assinalou o presidente do Iases, Lindomar José Gomes.
 
Atualmente, estão sob responsabilidade do Iases as Unidades de Internação Regional Metropolitana (Unimetro); Feminina de Internação (UFI); de Internação Provisória (Unip) I e II; de Internação Sócioeducativa (Unis); de Internação e Internação Provisória Regional Sul (em Cachoeiro de Itapemirim) e Norte (em Linhares); de Atendimento ao Deficiente (Unaed); Centro Sócioeducativo (CSE); e de Atendimento Inicial (Unai).


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Iases Max Torezani Tel: (27) 3636-5484 / 9932-7739 E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br comunicacao@iases.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário