terça-feira, 25 de junho de 2013

Projetos da Secretaria de Esportes chamam a atenção de outros Estados


Os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) vêm despertando o interesse de outros Estados. Nesta segunda-feira (24), profissionais da Secretaria Estadual de Infraestrutura do Amapá chegaram ao Espírito Santo para fazer visitas técnicas e conhecer a experiência principalmente do projeto Praça Saudável.

As arquitetas e urbanistas Anna Izabel de Brito Silva Albuquerque e Priscila Costa Farede foram recebidas pela equipe da Gerência de Projetos da Sesport nesta terça (25) e já estão preparando as visitas aos municípios onde já existem adequações do projeto.

“Estamos cheias de boas expectativas para levar este projeto pioneiro para o nosso Estado. Lá, principalmente na capital, Macapá, existem diversas praças ociosas e terrenos abandonados. Por isso, quando tomamos conhecimento deste projeto nos interessamos, primeiro por sua grandeza, e depois pela real possibilidade da nossa comunidade voltar a frequentar as praças tendo ainda a oportunidade de ter mais qualidade de vida, já que poderão fazer atividades físicas constates”, explica Priscila.

“A Praça Saudável nos inspira também porque está voltada para todos os públicos. A questão da acessibilidade é algo que tem sido muito trabalhado na sociedade, e ver equipamentos voltados, especialmente, para pessoas com mobilidade reduzida nos deixa ainda mais ansiosas para aderir a este projeto que, podemos dizer, que é completo”, frisou Anna Izabel.

As profissionais passarão o restante da semana em terras capixabas e também vão aproveitar para conhecer o projeto Campo Bom de Bola. “Ficamos muito felizes em saber que nossos esforços estão gerando resultados. Ser espelho para outros Estados é uma satisfação enorme e uma afirmação de que estamos trabalhando no caminho certo. O Estado tem recebido o maior investimento na área do esporte e lazer da história do Espírito Santo”, ressalta o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite.

Praça Saudável

O projeto consiste em duas categorias: Adequação e Construção. Na primeira, o objetivo é readequar 120 praças já existentes fazendo a instalação de estrutura adequada para a realização de atividades físicas. Ao todo, são 17 equipamentos com sobrecarga (peso) indicados para utilização de crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas com mobilidade reduzida. Além dos aparelhos, o município receberá um kit de avaliação física, que contém balança, fita de medição física e aparelho para aferir pressão arterial. Os alunos que participarão das atividades receberão uniformes e fichas contendo as séries montadas pelos profissionais de Educação Física que farão o atendimento gratuitamente.

Na segunda categoria, o projeto visa à construção de 45 novas praças também adequadas para a prática de exercícios. Elas serão divididas da seguinte forma: 20 na Região Metropolitana – priorizando as áreas atendidas pelo Programa Estado Presente, e as outras 25 entre as microrregiões do Estado. As praças poderão ser construídas nos tamanhos de 1.500, 2.000 e 2.500 m², de acordo com a área disponível de cada município beneficiado.

A praça será contemplada com núcleo de orientação ao exercício, quadra de areia oficial, iluminação, equipamentos para prática de exercícios físicos ao ar livre, paisagismo, calçada com pista para caminhada, e área de convivência, recreação e lazer. Tendo como diferencial a presença constante de profissionais de Educação Física que orientarão os moradores com fichas padronizadas de avaliação física e prescrição de exercícios.

O investimento total será de mais de R$ 40 milhões.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesport Kárita Iana (27) 9901-9914 / (27) 3636-7027 assessoria.sesport@gmail.com www.sesport.es.gov.br Twitter: @sesport Youtube: Sesport


Nenhum comentário:

Postar um comentário