terça-feira, 18 de junho de 2013

Projeto incentiva idosos da capital a atuar em ações de cidadania ambiental


Diego Oliveira Alves
Pessoas desfile
Idosos vão ouvir orientações sobre coleta seletiva e consumo consciente no CCTI do Centro
A cada dia, os idosos estão mais engajados nas questões sociais, econômicas e ambientais do país e, pensando nessa disposição de a "melhor idade" fazer a diferença na sociedade, os técnicos da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) desenvolveram o projeto Cidadania Ambiental na Terceira Idade, em parceria com as secretarias de Serviços (Semse) e Assistência Social (Semas).
O lançamento do projeto será nesta quinta-feira (20), às 14 horas, no Centro de Convivência para a Terceira Idade(CCTI) do Centro, na rua Coronel de Monjardim, 147 (3381.3416). Os servidores que atuam no local já foram capacitados sobre os conhecimentos, os valores e as práticas que contribuem com a coleta seletiva e o consumo consciente.
A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Andressa Lemos Fernandes, afirma que o objetivo é promover ações de cidadania ambiental com as pessoas da Terceira Idade. "Vamos começar ensinando sobre a questão da responsabilidade com o lixo que se gera e se descarta".

Coletas

A expectativa é de que cerca de 150 pessoas estejam presentes ao lançamento e, para iniciar a aprendizagem, a Semse já disponibilizou lixeiras para coleta seletiva e coletora de óleo de cozinha.
Além do repasse de conhecimento, haverá o Teatro Cidade Limpa, que é feito por servidores da Semmam e da Semse, e serão realizadas oficinas educacionais de reutilização de materiais descartados.
"O planejamento conjunto de atividades educacionais para os idosos marcará todos os espaços de aprendizagem. Ao longo dos próximos meses, serão realizadas várias atividades, tais como oficinas, cine fórum, visitas monitoradas aos parques", complementou Andressa.
Ela disse ainda que o projeto buscará interagir com outros membros das famílias dos idosos para contribuir com a cultura de co-responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário