quarta-feira, 12 de junho de 2013

PROJETO CAMPEÕES DO FUTURO REÚNE DIARIAMENTE CERCA DE CEM CRIANÇAS EM CASTELO





Todas as segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 17:30 às 18:30 horas, o Campo Castelo vira cenário de muita diversão e gargalhadas. Cerca de 100 meninos, entre seis e dez anos, divididos em dois grupos, treinam duas vezes por semana no Estádio Emílio Nemer. O Projeto Campeões do Futuro, é uma parceria com o Governo do Estado com a Prefeitura de Castelo e foi criado com o objetivo de oferecer um tempo para que as crianças se divirtam, fora das ruas.

Vitor Tozi, que treina no Campo Castelo desde as primeiras semanas do ano, fala o que acha de dedicar dois dias da semana ao esporte. "Eu gosto mais dos jogos de futebol do que dos treinos e alongamentos, porque durante a partida, eu posso correr mais e chutar forte. Logo que começaram os treinos eu vim participar", disse o estudante de oito anos. 

Uma vez por semana, as crianças realizam atividades como alongamento, e aquecimento, da mesma forma que acontecem nos grandes jogos de futebol. E no segundo dia de treinos, o futebol entra em cena. As crianças são orientadas pelo Professor de Educação Física, Alessandro Barbiero, o Chacrinha. 

Apesar de tudo parecer brincadeira, dali, os meninos que se destacam são encaminhados para o Projeto de Rendimento de Futebol de Castelo, da Secretaria Municipal de Esportes, no Comercial Sport Clube, e de lá, podem até ir jogar em times maiores. E engana-se quem pensa que os meninos levam o futebol apenas como diversão. “Acho que o futebol é um esporte muito bom para nós, porque já vi várias pessoas melhorarem de vida com o futebol”, disse Bernardo Bruneli Galina, de nove anos, que joga no Projeto Campeões do Futuro. 

Rogério Nicoli, pai de um dos meninos, fala sobre a importância de Projetos como esse para evitar que as crianças se envolvam em ambientes indevidos. “Essa é uma maneira de deixar os meninos fora de certos ambientes. Os treinos começaram esse ano, e esse é um projeto muito importante, novo e bom, que ainda não existia em Castelo. Apoio tanto a iniciativa desse Projeto, que vou doar o segundo jogo de coletes para os meninos jogarem. Os meus dois filhos mais velhos já treinam no Comercial, e o menor, aqui”, disse Rogério, que é empresário do ramo de minérios, e pai de Douglas Nicoli, que afirma que: “Jogar futebol é legal porque além de divertido, me ajuda a queimar calorias”, disse o garoto, de apenas oito anos. 

Já Ubiatá Medeiros Lessa Filho, gosta dos treinos por formar um grupo. “O treino é bom porque a gente aprende muito, é um coletivo com muito aprendizado”, disse o menino de nove anos. Além do Chacrinha, os treinos são acompanhados por outro Professor de Educação Física, o Alex Pedruzi, e um Árbitro da CBF, o que enche os meninos de orgulho: “Sou goleiro e gosto mais dos dias que tem futebol. O Chacrinha é quem treina a gente, ele prepara tudo direitinho. Além disso temos um Árbitro da CBF, o Dyorgines”, disse Matheus Cristo Bufon, também de nove anos. 

As crianças correspondem bem ao Projeto, todos os dias tem mais gente procurando, vamos ter que abrir mais horários. É gratificante ganhar tantos elogios, contamos sempre com a participação dos pais, e o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, e do Secretário Henrique Frauches”, informou Alessandro Barbiero, o Chacrinha, que treina os meninos diariamente.

Os treinos acontecem todas as segundas e quartas-feiras, para a equipe mais nova, e às terças e quintas-feiras para os meninos mais velhos, com oito e nove anos, no Estádio Emílio Nemer, conhecido como Campo do Castelo. Quem tiver interesse em inscrever seu filho no Projeto, basta procurar no próprio local dos treinos, nos horários dos jogos, ou na Secretaria Municipal de Esportes, pelo telefone (28) 3542-8539, durante o horário de funcionamento da Prefeitura, ou então, ligar para o telefone do Professor Chacrinha (28) 9914-2801.





Nenhum comentário:

Postar um comentário