quarta-feira, 19 de junho de 2013

Polícia e Prefeitura fecham ferros-velhos irregulares em Vila Velha


Texto: Ana Paula Gonçalves / Foto: Alexandre Alvares

Operação Ferro Velho - Imagem: Alexandre Alvares
A Secretaria de Prevenção e Combate à Violência da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, realizou na manhã desta quarta-feira (19), a primeira operação multidisciplinar de fiscalização em ferros-velhos do município. No total foram fiscalizados nove estabelecimentos, sendo quatro interditados e cinco notificados.
Segundo o prefeito Rodney Miranda, “essa é uma ação conjunta importante para a redução da criminalidade no município, pois impede o roubo, o furto e o comércio ilegal de veículos que tanto afligem a população de Vila Velha”.
Segundo o Delegado Titular da Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil, André Cunha, os estabelecimentos irregulares não trazem qualquer benéfico para a cidade. “ Com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura de Vila Velha e Corpo de Bombeiros, realizamos um operação 100% eficaz, na qual verificamos toda a estrutura do local, desde o alvará de funcionamento, extintores de incêndio, até a inspeção de peças que poderiam estar em situação irregular. Essa parceria foi um sucesso.”, explicou ele.
A previsão da Polícia Civil é que daqui a 45 dias, a nova lei de fiscalização deste tipo de comércio entrará em vigor dificultando ainda mais a sobrevivência de ferros-velhos ilegais. Na nova lei, os estabelecimentos só poderão funcionar com todas as peças identificadas com o número do chassi do veículo de origem. Atualmente, Vila Velha tem 50 ferros-velhos cadastrados e hoje 11foram fiscalizados.
Fabiana Maioral, secretária de Prevenção e Combate à Violência da Prefeitura de Vila Velha, explica que as operações são de suma importância para coibir a criminalidade no município. “O choque de ordem está sendo trabalhado e a administração está empenhada, por determinação do prefeito Rodney Miranda, no trabalho de combate à criminalidade em Vila Velha. Várias operações de fiscalização estão acontecendo, semanalmente, em diferentes pontos e tipos de estabelecimentos. A prefeitura trabalha para fazer cumprir a lei. Novas fiscalizações em ferros-velhos irão acontecer na cidade”, afirma ela.
Vale ressaltar que os ferros-velhos que não estiverem regularizados podem fazê-lo procurando a Delegacia de Furtos e Roubo de Veículos, que irá até o local para autorizar o seu funcionamento. Além de buscarem os setores responsáveis de fiscalização da Prefeitura.
Fabiana finaliza pedindo a colaboração da população para que quando encontrar algum estabelecimento irregular, ligar para o telefone 181, da Polícia Militar. A ligação é anônima. “É a população nos ajudando a melhorar cada dia mais a segurança do município de Vila Velha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário