sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pinheiros terá coleta externa de sangue neste sábado (15)

O Hemocentro Regional de São Mateus, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizará neste sábado (15) ação externaem Pinheiros. Uma equipe especializada do serviço estará na Unidade de Saúde do bairro Galileia, das 08 às 15 horas, para promovercoleta de sangue e cadastramento de possíveis doadores de medula. 

A ação é uma parceria com a Prefeitura de Pinheiros e o Lions Club do município. O objetivo é incentivar a adesão de voluntários e aumentar o estoque de sangue da Unidade que integra a hemorrede da Sesa.

O Hemocentro regional atende aos municípios de Boa Esperança, Nova Venécia, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Jaguaré, Mucurici, Ponto Belo, Vila Pavão e Conceição da Barra, além de São Mateus. Ações externas locais podem ser agendadas pelo telefone (27) 3767-4135.

Medula Óssea

Além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por causa desta dificuldade, é organizado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. 

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, o voluntário é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido. 

Coleta externa em Pinheiros
Data: sábado (15)
Horário: 8 às 15 horas
Local: Unidade de Saúde da Galileia, situada na Rua Dedinho, sem número, no bairro Galileia


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário