quarta-feira, 5 de junho de 2013

Palestras orientam internos e familiares sobre saúde e segurança no trabalho


Em comemoração ao mês do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio, a Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) tem realizado algumas ações de orientação e informação sobre saúde e segurança no trabalho. As palestras são voltadas para os internos e também para seus familiares. 

Uma das ações promovidas pela penitenciária será nos dias 17 e 18 de junho, com a realização de duas palestras para os internos que trabalham. As palestras, informativas e motivacionais, serão ministradas por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do município, com o tema ‘Segurança Ocupacional e Saúde do Trabalhador’. 

Na sexta-feira (18), a unidade já realizou a palestra ‘Saúde Ocupacional’, que contou com a participação de cerca de 100 familiares de detentos. A palestra teve o objetivo de informar e esclarecer sobre saúde do trabalhador e segurança no trabalho. 

A iniciativa justifica-se pelo fato de a unidade possuir muitos internos envolvidos em atividades laborais. Atualmente, a penitenciária possui quatro frentes de trabalho, que empregam 44 internos em atividades como confecção de calças e bermudas masculinas e preparo de alimentos. 

Além de internos empregados em atividades remuneradas a PRCI possui mais 43 reeducandos trabalhando voluntariamente na unidade e recebendo o benefício de remição de pena. O grupo realiza atividades de almoxarife e manutenção como capina, pintura e varrição. 

Ressocialização pelo Trabalho

Durante as palestras, os familiares dos internos também recebem informações sobre o processo de ressocialização dos presos realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). 

Pautado no tripé trabalho, qualificação profissional e educação, o objetivo do processo de ressocialização é possibilitar ao preso o aumento de sua escolaridade, qualificá-lo profissionalmente e inseri-lo no mercado de trabalho ainda na condição de preso e encaminha-lo para uma vaga de trabalho quando ele for beneficiado com a liberdade.

Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos internos são: produção de bancos de couro, confecção de blocos de concreto, produção de mudas de eucalipto, construção civil, serviços gerais, finalização e acabamento de confecção, artesanatos diversos, produção de marmitex, entre outros.

Os internos que atuam nas frentes de trabalho recebem além do benefício de remição de pena (três dias de trabalho, significam um dia a menos de cumprimento de pena), ao menos um salário mínimo por mês. Conforme determinado pelo Programa de Pagamento ao Trabalhador Preso, uma parte do salário vai diretamente para uma conta pecúlio, em nome do interno, outra parte vai para família e a terceira, para o preso. O dinheiro da conta pecúlio só pode ser retirado quando a pessoa é beneficiada com a liberdade. 



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – Sejus Rosana Figueiredo (27) 9933-8195 - (27) 3636-5732 imprensa@sejus.es.gov.br rosana.figueiredo@sejus.es.gov.br Twitter: @SejusES Texto: Samira Rebuli

Nenhum comentário:

Postar um comentário