sexta-feira, 14 de junho de 2013

Palestra para tatuador e profissional que aplica piercing em Vila Velha


Texto: Emerson Cabral / Foto: Camila Vargas

Estudio de Tatuagem e Piercing - Imagem: Camila Vargas
A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Vila Velha vai participar da Expo Tattoo Espírito Santo, que acontecerá de sexta (14) a domingo (16), no Shopping Boulevard. Um técnico da Vigilância fará uma palestra para tatuadores e profissionais que aplicam piercing no domingo (16), às 15 horas, a fim de orientá-los sobre as normas sanitárias que devem seguir para exercer a atividade.
Posteriormente, a Vigilância Sanitária irá distribuir um material informativo com todas as orientações técnicas que os estúdios de tatuagem e piercing devem seguir para trabalhar em conformidade com a lei. Será em forma de manual, que está em fase de elaboração para seguir para a gráfica.
Popular
As tatuagens costumam estar vinculadas a certa rebeldia e traço forte de personalidade, mas há tempos não são marcas exclusivas de pessoas que pertencem a tribos ou determinado extrato social. É bastante comum nos dias atuais ver pessoas de todas as classes exibindo uma tatuagem, seja homem ou mulher, jovem ou adulto. Basta ir à praia numa manhã ensolarada. Lá estarão os mais variados tipos de pessoas que um dia decidiram eternizar uma “mensagem” em sua pele. Em menor escala, mas não menos comuns, estão os piercings.
Como algo que se tornou popular, é importante estar ciente de todos os riscos envolvidos nestes procedimentos para evitar a contaminação por doenças graves, como hepatite C e AIDS. A decisão de fazer uma tatuagem por si só deve ser muito bem pensada, pois não será tão fácil removê-la se o arrependimento chegar.  Após escolher o desenho e o local da tatuagem, o mais importante é decidir pelo estúdio e o tatuador. A mesma preocupação com a assepsia deve existir se a escolha for pela aplicação de um piercing. Uma infecção no local onde o piercing foi colocado pode provocar cicatrizes permanentes e até mutilações, dependendo da gravidade da infecção.
Material descartável
Observe se o estúdio possui boas condições de higiene e certifique-se de que os profissionais são qualificados e confiáveis. O tatuador e o profissional que aplica o piercing sempre devem usar luvas e materiais descartáveis, principalmente as agulhas, para evitar infecções por bactérias ou vírus. Há estúdios que usam até mesmo ponteiras descartáveis. Importante saber se o espaço conta com a aprovação da Vigilância Sanitária, que é o órgão responsável por expedir o Alvará Sanitário. Esse documento garante o que o local passou por uma minuciosa vistoria dos agentes e está de acordo com todas as normas de segurança e higiene que a atividade exige.
Outros riscos além da contaminação por doenças são o desenvolvimento de alergias à tinta e até mesmo queloides. Se existe alguma dúvida quanto a isso, o melhor a fazer é procurar antes a orientação de um médico dermatologista.
Os profissionais precisam esterilizar todo o material antes de usá-lo e o equipamento de esterilização deve passar por manutenção preventiva periódica. Certifique-se de que o material a ser esterilizado está acondicionado em embalagens individuais apropriadas. No caso do tatuador, a tinta usada deve ser atóxica e com rotulagem completa, de acordo com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Essa mesma resolução também determina a obrigatoriedade do registro das tintas nacionais e importadas junto à Vigilância Sanitária Federal, bem como dos aparelhos, agulhas, acessórios e adornos usados nos procedimentos de tatuagem e piercing.
Fique atento ainda a outros detalhes não menos importantes. O local deve oferecer privacidade, iluminação e ventilação adequada, e também deve ter paredes e pisos que permitam limpeza úmida. É obrigatória a esterilização dos instrumentais de acordo com as normas sanitárias vigentes, em equipamentos como autoclave, e em embalagens individuais apropriadas. É proibido o funcionamento de estúdios de tatuagem e piercing em sótãos e porões de edificações, assim como em edificações insalubres.
Alguns cuidados também devem ser tomados após os procedimentos de tatuagem ou piercing, como a limpeza do local de duas ou três vezes ao dia, com água fria e a utilização de uma pomada específica que irá ajudar no processo de cicatrização.
Pessoas que apresentam baixa imunidade, tendência a apresentar queloides, portadores de doenças autoimunes, pacientes em tratamento de quimioterapia ou gestantes devem descartar a possibilidade de fazer piercings e tatuagens.
É proibida a realização de prática de tatuagem e ou piercing em menores de idade.
Cuidados adequados após tatuagem e aplicação de piercing:
 Tatuagens:
. O local onde foi feita a tatuagem deve estar sempre limpo. Lavar o local com água fria ou morna gentilmente. Não esfregue a região e use sabão neutro. Água muito quente e banhos demorados devem ser evitados e, na sequência, enxugar o local com toalha macia.
. O recomendado é passar uma camada fina de pomada cicatrizante sobre a tatuagem, sempre com orientação médica.
. Evitar exposição ao sol. A área recém-tatuada deve ficar longe do sol. Importante proteger a área com roupas e usar protetor solar. Manchas podem aparecer em caso de exposição prolongada ao sol.
. Não retirar as casquinhas, deixando que caiam naturalmente.
. Hidratar a região tatuada com hidratante neutro.

Piercings (exceto na boca)
. Lavar o local com sabonete antisséptico, movendo a peça suavemente e depois usar um spray antisséptico, duas ou três vezes ao dia, durante ao menos três meses.
. Não retirar as casquinhas. Deixe que caiam naturalmente durante o processo de higienização do local. Lavar com sabonete e secar bem com bastões de algodão.
. Evite banhos de mar ou piscina e sauna nos primeiros meses e não tocar no piercing sem necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário