quarta-feira, 12 de junho de 2013

Palestra ensina os usuários do Cras a aproveitar integralmente os alimentos


Diego Alves
Mulher falando
Nutricionista Mônica Lopes falou sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos Ampliar
Quem disse que para comer bem é preciso gastar muito? A equipe do Centro de Referência da Assistência Social(Cras) do Centro mostrou, por meio de uma palestra na manhã desta quarta-feira (12), que é possível ter uma alimentação saudável, saborosa e barata.
A palestra, ministrada pela nutricionista Mônica Lopes, procurou incentivar o aproveitamento integral dos alimentos e o combate ao desperdício e estimular a criatividade na criação de receitas.
No evento, foram abordadas as funções dos alimentos, como planejar as compras, reconhecer e selecionar os produtos, além de frisar a importância da higiene no armazenamento e no preparo da comida. A nutricionista também falou sobre o aproveitamento de sobras e como criar pratos que utilizam o alimento integralmente.
Os frequentadores do Cras também puderam aprender a usar partes não convencionais dos alimentos, como cascas e sementes. "Pouca gente sabe, mas as partes vistas como 'menos nobres' dos alimentos têm grande valor nutritivo. São ricas em vitaminas, especialmente A e C, além de ferro, potássio e outros nutrientes. Ou seja, aproveitar integralmente os alimentos não faz bem apenas ao meio ambiente e à sociedade, mas também ao corpo e à mente", disse Mônica.
Para a dona de casa Elaine Costa, 32 anos, a palestra foi muito proveitosa para conhecer a funcionalidade de alguns nutrientes em determinados alimentos. "Aprendi que, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional, posso reduzir o desperdício de alimentos e tornar possível a criação de novas receitas".
O coordenador do Cras, Rogério Seiji Fukuda, explicou que o combate ao desperdício pode começar com medidas bem simples. "O que queremos é levar conhecimento para as pessoas terem qualidade de vida. Por isso abordamos tanto o lado motivacional quanto o nutricional".
Diego Alves
Alimentos
Palestre ensinou aos frequentadores do Cras as funções dos alimentos e como planejar as compras, reconhecer e selecionar os produtos Ampliar
No final da palestra, todos provaram algumas receitas feitas de alimentos de aproveitamento integral. "São receitas mais nutritivas, de baixo custo, e que possibilitam manter o paladar regionalizado", disse a nutricionista.
Conheça alguns alimentos que podem ser aproveitados integralmente
  • Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã e rabanete;
  • Cascas de: batata inglesa, banana, laranja, mamão, pepino, maçã, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, abóbora;
  • Talos de: couve-flor, brócolis, beterraba;
  • Entrecascas de: melancia, maracujá;
  • Sementes de: abóbora, melão, jaca;
  • Nata e pão amanhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário