sexta-feira, 14 de junho de 2013

Palestra e encenações teatrais para comemorar o "Bloomsday" em Vitória


Foto Divulgação
Bloomsday
Comemoração de Bloomsday relembra os acontecimentos vividos pelos personagens da obra "Ulysses" nas ruas de Dublin, na Irlanda
O escritor e artista plástico francês Gilbert Chaudanne fará palestra neste domingo (16), a partir das 18 horas, naEscola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi, tendo como tema o Bloomsday. O dia 16 de junho é feriado na Irlanda e é celebrado em diversos outros países em homenagem ao livro "Ulysses", do escritor James Joyce. Antes da palestra, haverá intervenções teatrais, com início às 16 horas, em frente ao Theatro Carlos Gomes e em praças do Centro de Vitória. O evento é aberto ao público.
Com a comemoração do Bloomsday, os simpatizantes da obra procuram relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulysses pelas 19 ruas da cidade de Dublin. O livro trata do que sucedeu ao personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904, e é considerado um clássico da literatura contemporânea ocidental. A palestra de Gilbert Chaudanne terá mediação do dramaturgo Wilson Coelho, seguida de debates.

Romance

O épico Odisseia, de Homero, narra as aventuras de Odisseu ou Ulysses, que, conforme mitologia grega, é aquele que sofre o rancor dos deuses. Inspirado nessa obra, James Joyce (Dublin, 1882 – Zurique, 1941) publica em 1922 o romance Ulysses. Joyce retoma a história de Odisseu, contextualizando-a em Dublin, com a trama se desenrolando no dia 16 de junho de 1904, data que em que se passa o romance.
Em 16 horas, Bloom faz simbolicamente o mesmo itinerário que Odisseu fez em 20 anos até retornar a Ítaca. Batizado de Bloomsday ou dia de Bloom, os fãs refazem o percurso dos personagens Stephen Dedalus e Leopold Bloom pelas ruas da cidade de acordo com as descrições de Joyce.

Comemoração

No Brasil, comemora-se o Bloomsday desde 1994, em Santa Maria (RS) e, atualmente, em diversas cidades do país. Em Vitória, a data vem sendo comemorada nos últimos quatro anos. A programação deste ano prevê uma concentração, a partir das 16 horas, em frente ao Theatro Carlos Gomes para o encontro de atores e público, seguida de intervenções de atores do Grupo Tarahumaras e convidados com trechos do livro Ulysses.
No Carlos Gomes, será vivido o trecho Telêmaco ou A Torre; na praça Costa Pereira, Ciclope ou a Taverna; na praça Ubaldo Ramalhete, Circe ou Prostibloom; na praça Oito, Nausicaa; na praça Pedro Caetano, Praia de Sandymount; e Fafi, Ítaca. A palestra de Gilbert Chadanne terá mediação de Wilson Coelho, seguida de debates.
Serviço
Palestra de Gilbert Chaudanne sobre o Bloomsday e intervenções teatrais em praças no centro de Vitória
Onde: Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.
Intervenções: em frente ao Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Praça Oito, Praça Pedro Caetano e Fafi.
Quando: neste domingo (16), a partir das 16 horas. Palestra, às 18 horas.
Evento aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário