quarta-feira, 12 de junho de 2013

Pais elogiam qualidade da educação em Vitória na entrega do novo Cmei


Yuri Barichivich
Mulher sorrindo
A mãe Ana Rita não esconde a felicidade com o atendimento de qualidade para a área da educação na capital
Yuri Barichivich
prefeito com crianças em saula de aula
Prefeito Luciano Rezende fez a alegria da criançada na entrega oficial do Cmei Ana Maria Chaves Colares
Pais e mães que levaram as crianças para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ana Maria Chaves Colares nesta quarta-feira (12) foram recepcionados pelo prefeito Luciano Rezende na entrada da unidade, em Jardim Camburi. A visita ao local marcou a entrega oficial da escola, que já está em funcionamento desde 25 de fevereiro, quando começou o ano letivo na rede municipal.
A nova estrutura do Cmei tem dois pavimentos e foi construída pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) em uma área de aproximadamente 2.888 m². A unidade oferece 550 vagas para crianças de 6 meses a 6 anos de idade, ampliando em 210 o número de vagas que existiam anteriormente (340). Há quatro salas de berçário com banheiro próprio, solários, refeitório, lactário, pátio coberto e descoberto, duas salas de maternal (também com banheiro próprio) e seis salas de aula infantil.

Satisfação

Muito satisfeita com o atendimento de qualidade para a área da educação na capital está a estudante de Turismo Ana Rita Fonseca, 34 anos, mãe de Ana Gabriela (de quatro anos), que fica no Cmei meio período. Mãe de outra menina, de sete anos (que estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elzira Viváqua, também em Jardim Camburi), ela optou pela escola pública depois de fazer um levantamento dos preços e perceber que não teria condições financeiras de manter as duas filhas em escolas particulares.
"A economia é muito grande, pois os preços são absurdos", comentou. Em compensação, ela é membro do Conselho da Escola e participa das reuniões mensais que discutem os problemas e soluções para melhorar a prestação do serviço gratuito.
Outro que elogia o atendimento no Cmei é o pai de Milena (de dois anos), o supervisor de manutenção Jorge Wilson Melo, 40 anos, que tem dois filhos em creches da Prefeitura de Vitória. "A economia é significativa, já que a mensalidade em creche particular em Jardim Camburi está numa faixa de R$ 900,00 o período integral", comentou ele.

Multidisciplinar

Para oferecer um atendimento multidisciplinar, há salas de artes, laboratório de informática, brinquedoteca, sala de dança e auditório para 60 pessoas, além de cozinha, recepção, secretaria e guarita, conforme informou o diretor da unidade, Serge Matos da Silva, acrescentando que o acesso para pessoas com deficiência foi garantido com rampas internas.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, a entrega dessa obra representa a certeza de que Vitória garante o direito à educação, como está na Constituição Federal. "O caminho da escola é a oportunidade para o jovem trilhar e conseguir criar com dignidade suas famílias".
O novo Cmei fica situado à rua Osvaldo Bastos de Souza Freitas, nº 380. A obra é resultado de uma antiga reivindicação da comunidade e teve a ordem de serviço expedida em 2010. Durante a construção, foi montado um espaço alternativo onde a escola funcionou durante um período. Posteriormente, ela deu lugar ao Cmei Rubens José Vervolet, que conta com 340 vagas. O bairro tem ainda o Cmei João Pedro de Aguiar (com capacidade para 556 crianças).
Acompanhado da secretária Adriana Sperandio, do presidente da Câmara Municipal, Fabrício Gandini, e de lideranças comunitárias, o prefeito Luciano Rezende reforçou o objetivo de atender totalmente a demanda por vagas na educação infantil até 2016. "O caminho é acabar com o problema de vagas nessa área e avançar para a educação integral", disse.
Ele lembrou que o seu primeiro emprego foi como professor, além de afirmar que a sua mãe também lecionou. O prefeito declarou que a sua experiência em gestão pública começou como secretário de Educação, em 2001, passando por várias áreas até ser eleito prefeito. "Nada adianta se a comunidade escolar não estiver estimulada e atuante, por isso nossa gestão é compartilhada", disse ele, para destacar a importância da presença de líderes comunitários, entre eles o presidente da Associação de Moradores de Jardim Camburi, Anael Parente.
Yuri Barichivich
Pais com crianças subindo escada da escola
Pais levaram os filhos para a unidade e conheceram a nova estrutura do Cmei
Yuri Barichivich
Secretária de Educação falando
Secretária Adriana Sperandio disse que a escola é o caminho ideal para as crianças conquistarem oportunidades na vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário