quarta-feira, 5 de junho de 2013

Na Serra Escritora visita Cmei e incentiva reciclagem


Crianças participam de projeto de leitura e sustentabilidade
Renata Salgueiro
Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) “Nilda Vanette”, em Valparaíso, receberão nesta sexta-feira (7), ás 13h, a visita da escritora colatinense Loressa Pagani Campostrini Pretti, para contar a história do livro: “Catarina cata-treco”, de sua autoria, que fala de uma menina que resolveu o problema de sua cidade recolhendo e reciclando o lixo que encontrava.
Esta ação faz parte do projeto “Aprendendo, brincando e reciclando no mundo de Catarina cata-treco”, desenvolvido por 36 alunos do grupo III (3 anos), com a orientação das professoras Simone Alves e Kátia Santos. 
O projeto surgiu da intenção de despertar na criança e em toda a comunidade escolar o interesse em conhecer as possibilidades de aprender e brincar a partir do reaproveitamento de materiais que foram jogados fora.
A professora Simone enfatizou a importância de começar a trabalhar o conceito de sustentabilidade com crianças na fase inicial do processo de aprendizagem.  “Ao considerarmos a importância dos primeiros anos de vida como sendo essenciais no desenvolvimento do ser humano, buscamos exercer a função social e formativa, apresentando um trabalho que procura criar condições para que a criança, através da interação com o outro e com o meio ao qual está inserida, conheça, descubra, ressignifique.” disse a professora.
O projeto teve inicio em março desse ano e até o final do ano espera realizar outras atividades, como: oficinas com materiais recicláveis, criação de sabão caseiro, além de passeata de conscientização nos arredores da comunidade, entre outras atividades.

O livro
A escolha do livro “Catarina cata-treco” se deu a partir da proposta de trabalhar o tema sustentabilidade, pois o livro trata o assunto de forma divertida. Ainda de acordo com a professora, as crianças estão encantadas com a história, “essa boneca está fazendo um enorme sucesso”, disse.
A autora Loressa sentiu-se honrada em ter sua obra sendo conhecida e estudada e faz questão de comparecer à escola para contar pessoalmente a história para as crianças. O evento também contará com a exposição de alguns trabalhos realizados pelos alunos.

CRÉDITOS: Secretaria de Educação | 05/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário