quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lançamento de 7 livros pela Lei Chico Prego em Valparaíso


Os livros trazem temas variados e receberam apoio cultural de empresas
Zelita Viana
Poesia, literatura infantil, Revolta de Queimado, Abolicionismo, Culinária dos Deuses Encantados e introdução à arte da fotografia são assuntos enfocados nos sete livros que terão lançamento conjunto na terça, 18 de junho, a partir das 18 horas, no Centro Cultural de Valparaíso. Todo o material foi editado com patrocínio da Lei Chico Prego de Incentivo Cultural, que já permitiu, desde sua criação, em 1999, a realização de eventos e publicação de mais de 100 livros, por meio de renúncia fiscal bancada pelo município da Serra.
PMSApós lançamento, exemplares serão encaminhados para várias  bibliotecas
O lançamento conjunto dos produtos culturais Chico Prego é um momento especial, criado pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e o Conselho Municipal de Cultural, quando escritores, artistas, agitadores culturais e representantes das empresas patrocinadoras podem trocar ideias e articular parcerias. A participação é aberta ao público, que vai assistir também a shows musicais.  

Veja abaixo a lista dos livros que serão lançados.
“Culinária dos Deuses Encantados”, de Orlando Costa Santos: Receitas de comidas consumidas nos rituais de candomblé e umbanda e “receitas” da arte de viver,  baseadas na experiência do autor, de 79 anos, presidente da União Espírita Capixaba.
“Introdução à Fotografia”, de Rodger Hedu Savaris de Oliveira - Dividido em “aulas”, é um manual ilustrado sobre como obter o melhor de uma máquina fotográfica e um pouco da história da fotografia.
“Luiz Gama e André Rebouças: Negros Livres no Brasil Imperial”, de Hiléia Araújo de Castro - Biografia e militância de dois abolicionistas de características muito especiais: eram descendentes de negros e intelectuais, tidos como “mulatos geniais”, afirma a autora.
“Lençol de Ilusão” (poesias), de Marcos Marcelo Lírio - Poesias bem de acordo com a maneira de ser do mundo moderno: curtos, rápidos, simples, quase haikais. De certa forma, a obra se explica no último verso da poesia-título (página 23): “A vida vista de cima é menos agressiva.”
“O Templo e a Forca: A História de uma Insurreição Imaginada”, de Isabela Basílio de Souza Zon - Análise da relação entre história e ficção no romance “O Templo e a Forca” (1999), a “licença poética” de Luiz Guilherme Santos Neves sobre a “Insurreição do Queimado”, em que “conta” uma história cujos episódios e personagens não estão necessariamente nos documentos oficiais.
“Se as Flores Pudessem Falar” (poesias), de Adonias Baldan -  “Um acervo poeticamente comprometido com o nosso cotidiano, poemas que procuram suprir a lacuna que existe no convívio social de todos” (palavras do autor, na contracapa do livro).
“Tony: O Salva-Peixes do Fundo do Mar”, de Célia Mara Rangel Nunes com ilustração de Ronaldo Perrone - Aventuras de um caranguejo literalmente “antenado” na modernidade que vive para a missão herdada do pai e do avô: salvar peixes das redes dos pescadores. Belas e coloridas ilustrações aumentam a expressividade.
Serviço:
Lançamento de livros
Dia
: 18 de junho de 2013, a partir das 18 horas
Local: Centro Cultural de Valparaíso
Endereço: Avenida Guarapari,  112 -  Telefone: 3318 9293
Para mais informações sobre a Lei Chico Prego, que está recebendo inscrições para solicitações de patrocínio, clicar aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário