quarta-feira, 5 de junho de 2013

Inscrições para eleição dos Conselhos de Escola são abertas nesta quinta-feira EM VITORIA


Carlos Antolini
Professora votando para o conselho de escola
Eleição para os novos membros do Conselho de Escola é feita com voto direto
Começa nesta quinta-feira (6) e vai até segunda-feira (10) o prazo para pais, alunos, professores e servidores da educação inscreverem-se para a eleição dos Conselhos de Escola. A votação acontece no dia 2 de julho.
Os comitês têm até o dia 1º de julho para fazer suas campanhas. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) já afixou cartazes com a divulgação das datas em todas as unidades de ensino da capital.
Ao todo, são 100 unidades da rede municipal de ensino de Vitória e, por meio do voto direto, serão eleitos alunos, pais, professores e servidores, que ocuparão cerca de 1.600 vagas nos conselhos.
A iniciativa tem como foco incentivar a participação da comunidade na gestão escolar, e a expectativa é de que cerca de 15 mil pessoas participem do processo de votação. Toda a população de Vitória está convidada a participar ativamente do cotidiano da escola e, assim, ajudar a construir o espaço educacional que deseja para seus filhos e amigos.
"O Conselho de Escola é um instrumento importante para que os pais acompanhem melhor a vida escolar dos filhos. Não é o diretor quem escolhe os conselheiros. A participação é democrática, envolvendo toda a comunidade", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
Yuri Barichivich
Prefeito Luciano e Secretária de Educação Adriana Sperandio dão coletiva sobre volta ás aulas
Secretária Adriana Sperandio diz que os conselheiros contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na capital

Atribuições

O Conselho de Escola presta assessoramento à Seme nas questões relativas à vida da unidade escolar. "É importante ressaltar que a função de conselheiro é voluntária e sem remuneração. Os participantes, porém, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, fazendo da escola um espaço de gestão democrática", complementou.
"A presença marcante de todos os segmentos, em especial de pais e alunos, torna maior a possibilidade de conferir melhorias em todo o processo educacional. Isso só é possível quando todos os sujeitos estão envolvidos e participando da gestão da escola", explica a gerente de Gestão Democrática, Ivana Bello.

Composição

O Conselho de Escola é composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenham, no mínimo, 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade. De acordo com o regimento comum, o número de conselheiros depende da quantidade de alunos de cada estabelecimento. Assim, o tamanho do conselho varia por escola, podendo ser de 12 a 20 pessoas no total.
"Cada segmento elege seu representante. Aluno vota em aluno, professor, em professor, pais, em pais e comunidade, em comunidade", esclarece o presidente da Comissão Eleitoral Central, João Jorge de Oliveira.

Datas

Entre estas quinta (6) e segunda (10), acontecem as inscrições para os interessados em fazer parte dos Conselhos de Escola da rede municipal de ensino de Vitória. Conselheiros eleitos tomarão posse no dia 8 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário