quinta-feira, 20 de junho de 2013

Inscrições abertas para mostras competitivas do Festival Vitória Cine Video

Sérgio Cardoso

Pessoas assistem a filme
Exibições de filmes do Vitória Cine Vídeo vão acontecer em diferentes pontos da cidade
Já estão abertas e vão até o dia 1º de agosto as inscrições para as mostras competitivas do Festival de Vitória - Vitória Cine Vídeo. Este ano, o festival, que é considerado pelo público como o evento oficial do cinema do Espírito Santo, estará completando 20 anos e a data será marcada por uma programação especial.
O festival acontecerá de 28 de outubro a 2 de novembro, com exibições em vários pontos da cidade. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com a parceria da Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
As inscrições de produções de mostras competitivas foram abertas na última segunda-feira (17), dia do lançamento do festival. Serão aceitos filmes finalizados em 2012 ou 2013, tanto em formato digital como em 35mm. Os filmes serão distribuídos pelos curadores entre as seguintes mostras do festival: a 17ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas e a 3ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, além 2ª Mostra Corsária, com filmes de caráter alternativo, a 3ª Mostra Quatro Estações, de temática LGBT, e a 2ª Mostra Foco Capixaba.
Para se inscrever, o diretor ou produtor do filme deve acessar o regulamento e a ficha de inscrição no sitehttp://www.festivaldevitoria.com/.

Lançamento

O lançamento foi realizado no Theatro Carlos Gomes na noite do dia 17, com exibição do premiado longa de Betse de Paula, "Vendo ou Alugo". Além da diretora, parte do elenco também se fez presente, como Juan Paiva, Pedro Monteiro e as atrizes Daisy Lúcidi e Nathalia Timberg, que foi homenageada com o Troféu Marlin Azul e com um catálogo de fotos biográficas de sua carreira, organizado pela jornalista Sandra Medeiros.
"É uma honra podermos estrear um filme nacional dessa qualidade dando início às comemorações dos 20 anos do Vitória Cine Vídeo. São duas décadas de incentivo aos cineastas e à cultura capixaba, ou seja, traçamos uma história de incentivo e revelação da nova geração de realizadores e temos muito a comemorar com todos os capixabas", disse a diretora geral do festival, Lucia Caus Delboni.
Foto Divulgação
Atriz Fernanda Montenegro em cena no filme A Dama do Estácio
Festival vai oferecer uma programação de curtas e longas-metragens nacionais
Segundo Lucia, o festival deste ano trará novidades para o público e realizadores. Só serão inscritos filmes inéditos no Espírito Santo para integrar a Mostra Competitiva Nacional de Curtas e Longas Metragens. "Com isso, o festival mantém sua vocação de plataforma privilegiada para o lançamento no Espírito Santo de filmes nacionais e capixabas que representam o novo cinema autoral brasileiro", disse.
Haverá mostra competitiva, mostra não-competitiva de longas-metragens (para obras inéditas no Espírito Santo), 9º Festivalzinho de Cinema de Vitória, Cine Galpão Itinerante e Cinema na Praia. Em paralelo, serão ministradas oficinas audiovisuais, palestras, debates, encontros de realizadores, encontro de animadores e lançamentos de livros e DVD´s.
Para a Mostra Foco Capixaba, não será exigido ineditismo. Esta mostra abrirá o festival e selecionará até cinco curtas-metragens locais. Para comemorar os 20 anos de festival, foram criadas as seções Retrospectiva 20 Anos VCV, que exibirá em sessões diárias uma seleção de filmes premiados das edições anteriores, e a Mostra Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol Nacional, antecipando o clima de Copa do Mundo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário