terça-feira, 11 de junho de 2013

Incaper apresenta para o mundo a experiência de sucesso na cafeicultura do conilon


11/06/2013 - 12h03min

DCM / Incaper
Representantes de vários países conheceram a experiência do Incaper na cafeicultura de Conilon.
As tecnologias, a evolução e os desafios para o cultivo do café Conilon no Estado do Espírito Santo foram apresentados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em um encontro da cafeicultura mundial promovido pela Nestlé. Estiveram presentes representantes de dez países produtores que trabalham para o desenvolvimento rural da cadeia do café.

As experiências de sucesso do Espírito Santo foram apresentadas pelo pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão. “A Nestlé nos deu um indicativo da importância da busca da qualidade do Conilon, com melhoramento genético, boas práticas de colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento do Conilon”, disse o pesquisador.

“Queremos mostrar que não foi por acaso que o Espírito Santo tornou-se referência no cultivo de Conilon. É importante mostrar a atuação de um órgão de pesquisa que trabalha com seriedade, como o Incaper”, destacou Terence Baines, gerente do departamento agrícola da Nestlé.

Baines lembra ainda que a Nestlé é a maior consumidora mundial de café Conilon. A empresa escolheu o Espírito Santo para implantar o NescaféPlan, um plano de trabalho voltado para o desenvolvimento da qualidade do Conilon. E o Incaper contribui como parceiro, tanto nas pesquisas quanto na assistência técnica e extensão rural, orientando o produtor capixaba no cultivo de Conilon de qualidade.

O diretor-técnico do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, também participou do encontro. “Este evento valida a importância da geração de conhecimento que o Espírito Santo tem assumido por meio do Incaper. O desafio é manter a produtividade com qualidade. Por isso, os investimentos para melhorar os indicadores e os resultados da atividade agropecuária capixaba”, disse Aureliano.

O vice-presidente global da Nestlé, Hans Joehr, destacou que a preocupação deve ir além da produção e da produtividade: “É importante pensarmos na preservação das águas e na sustentabilidade da atividade”, lembrou.

O encontro promovido pela Nestlé é realizado exatamente um ano após a Conferência Internacional de Coffea canephora. Com os debates em torno da cafeicultura, Vitória volta a ser a capital mundial do café Conilon. Os participantes receberam do Incaper um kit contendo várias publicações técnicas, e confirmaram presença no lançamento das novas variedades clonais de café Conilon, a ser realizado nesta quinta-feira (13) na Fazenda do Incaper em Pacotuba, Cachoeiro de Itapemirim. Para saber mais sobre o lançamento das novas variedades, acesse: http://goo.gl/yFpQd

Confira os países que conheceram a experiência de sucesso do Incaper na cafeicultura de conilon. Produtores: China, Costa do Marfim, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Colômbia, Guatemala, México, Cingapura, Brasil. Convidados: Suíça e França.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre
luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário