terça-feira, 11 de junho de 2013

Iema passa a autorizar o manejo de fauna silvestre

A partir de agora o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) passa a emitir para os empreendimentos compotencial degradado, licenciados pelo órgão, a Autorização para o Manejo de Fauna Silvestre. Antes, o Instituto Brasileiro do MeioAmbiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) era responsável pela emissão do documento.  

A Instrução Normativa (nº 008/2013), que trata sobre a questão estabelecendo critérios e padronizando procedimentos para a solicitação do manejo da fauna no licenciamento ambiental estadual, foi publicada no Diário Oficial, desta segunda-feira (10). Tais autorizações serão parte componente do licenciamento ambiental. 

Ou seja, serão exigidas nos casos em que for necessário um levantamento, monitoramento, resgate, transporte e destinação de animais silvestres em áreas de influência de empreendimentos licenciados pelo Iema. 

Algumas atividades atribuídas à União e desenvolvidas pelo Ibama foram repassadas aos estados em 2011, por meio da Lei Complementar 140, que regulamenta o Artº 23 da Constituição Federal.

Para viabilizar a passagem dessa demanda entre a União e o Estado, o Ibama, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Iema assinaram, em fevereiro de 2013, um Acordo de Cooperação Técnica para implantação das ações de forma gradativa, num período de três anos, durante o qual a gestão da fauna silvestre em cativeiro será compartilhada.

A Autorização para o Manejo de Fauna Silvestre estava entre as atividades a serem transferidas. A última delas está prevista para maio de 2015. 
Atividades de gestão da fauna que ainda passarão ao Estado: 

- Emissão de autorização de funcionamento de Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras);
- Emissão de autorização de funcionamento de mantenedores e criadouros científicos de animais silvestres, assim como realização de atividades de controle e fiscalização dos mesmos;
- Emissão de autorização de funcionamento de criadouros comerciais de animais silvestres e realização de controle e fiscalização dos mesmos;
- Emissão de autorização de funcionamento de zoológicos; realização de controle e fiscalização dos mesmos;
- Emissão de autorização para criação amadorista de passeriformes (pássaros) e realização de cadastro de novos criadores.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral (27) 9977-1012/ 3636-2591 meioambiente.es@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário