sexta-feira, 21 de junho de 2013

Idosos têm papel fundamental para a preservação do meio ambiente em Vitória


Diego Alves
idosos dançando
Idosos mostraram animação durante lançamento do projeto no CCTI do Centro
Todos os cidadãos exercem um papel fundamental na preservação do meio ambiente. Para mostrar que também podem contribuir para as questões ligadas ao lixo e à sustentabilidade, os idosos de Vitória começaram a participar nesta quinta-feira (20) do projeto Cidadania Ambiental na Terceira Idade.
O lançamento aconteceu no Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) do Centro. No local, os servidores foram capacitados para repassar aos idosos os conhecimentos, os valores e as práticas que contribuem para a coleta seletiva e o consumo consciente.
O aposentado Manoel Mário Motta, 77 anos, que mora em Caratoíra, foi participar do evento porque conhece pouco sobre a reciclagem de lixo. “Vim para aprender mais sobre como cuidar do lixo”.
As amigas Ubiraci Bittencourt Pazinatto, 68 anos, do Centro, e Cláudia Vera Rodrigo Barcelos, 75, da Praia do Canto, também foram ao lançamento do projeto. Ubiraci é síndica do prédio onde mora e já pensou em fazer reciclagem no prédio. “Tinha que ter outros locais para as pessoas levarem seu lixo reciclado”.
A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Andressa Lemos Fernandes, afirmou que o objetivo é promover ações de cidadania ambiental com as pessoas da Terceira Idade. "Vamos começar ensinando sobre a questão da responsabilidade com o lixo que se gera e se descarta".
Diego Alves
pessoas
Responsáveis pelo projeto falaram sobre a importância da participação dos idosos nas ações ambientais
O gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento da Semse, Luis Duarte Melo, disse que o projeto é uma forma de fazer cidadania. O assessor da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Vitória, Elio de Castro, explicou que é importante os idosos se reconhecerem como parte do processo de cidadania ambiental. “Nós somos mais jovens há mais tempo e sabemos como fazer o correto”.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, comemorou a iniciativa. “Me sinto em casa, pois tenho 63 anos. A problemática ambiental cresce em uma velocidade grande e, por isso, temos que trabalhar juntos. Temos experiência de vida acumulada. Cada um de nós tem responsabilidade adicional com relação ao futuro dos nossos jovens e precisamos dar destinação adequada para os resíduos sólidos, transformando o lixo em fator de produto e renda”.
Através do projeto, que é uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Assistência Social (Semas) e Serviços (Semse), os idosos participarão de variadas ações contínuas, como oficinas educacionais de reutilização de materiais descartados e visitas monitoradas aos parques.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário