terça-feira, 11 de junho de 2013

Guaçuí: conservação das águas e das estradas com a construção de caixas secas


11/06/2013 - 10h11min

Arquivo / DCM
As caixas secas retêm a água da chuva, e ajudam a evitar a erosão do solo.
A construção de caixas secas foi tema de um curso promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Guaçuí. O curso foi realizado nesta sexta-feira (07), e contou com a presença de agricultores de base familiar, técnicos e funcionários da Prefeitura Municipal que trabalham na conservação das estradas rurais.

O curso foi dividido em dois momentos. Pela manhã, foram passadas orientações técnicas sobre como construir uma caixa seca, os cálculos básicos para a construção, além de informações sobre a conservação das águas e manutenção de estradas. À tarde, os participantes foram a campo para conhecer na prática a importância das caixas secas na preservação dos mananciais e das estradas rurais.

“O curso foi realizado num momento oportuno. Além de atender a uma demanda do município, as discussões são extremamente pertinentes nesta semana, considerada a Semana Mundial do Meio Ambiente. Em torno de 15 pessoas participaram desta capacitação, e todos saíram bem satisfeitos com o que aprenderam”, disse Fábio Morandi de Morais, chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Guaçuí.

Caixas secas
A construção de caixas secas pode ser a solução para amenizar problemas de seca ou excesso de chuva. A tecnologia foi implantada pelo Incaper em 2008 no município de São Roque do Canaã. Trata-se da construção de reservatórios tecnicamente dimensionados nas margens das estradas para a captação da água da chuva. O procedimento evita as enxurradas, a erosão, o assoreamento dos rios e a depredação das estradas pela chuva, aumentando o armazenamento de água e o abastecimento do lençol freático.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre
luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário