terça-feira, 4 de junho de 2013

Flores de Viana vendidas em feiras livres de Vila Velha


Texto: Júlio Palassi / Foto: Júlio Palassi
02/06/2013 - 11:43 h

A rotina de trabalho de Selma Machado Christ é de dar inveja a muita gente e é das mãos dela que saem o produto que deixa as feiras livres de Itapuã e Aribiri, em Vila Velha, mais bonitas nos finais de semana. Há 15 anos ela deixou para trás o pesado fardo que a profissão de agricultora exige para se dedicar ao delicado e paciente ofício de produzir flores, de várias cores, tipos e tamanhos.

Além das feiras, outra opção de levar para casa uma dessas belezas é adquirir as plantas direto do viveiro onde são produzidas, localizado entre um verde exuberante na localidade de Biriricas de Cima, zona rural de Viana. Lá, é onde Selma fica de segunda a sexta-feira cuidando de 120 espécies de cactos, 45 de folhagens e outro tanto de antúrios, que multiplicados várias vezes enchem uma estufa e preenchem cada cantinho no entorno da casa onde vive a família. 

No sábado é dia de ir à feira, em Itapuã, ganhar o sustento. Já no domingo, é a vez de levar os produtos para Aribiri. O preço das mudas varia de R$ 4,00 a R$ 50,00, dependendo da espécie e do tamanho, e é com esse dinheiro somado ao do trabalho do marido, um agricultor, que a família se mantém e segue conquistando novas oportunidades, como por exemplo a educação das filhas. “Também ajudo meu marido a cuidar do viveiro de orquídeas que ele tem”, comentou ela, que é mãe de uma estudante de engenharia ambiental e de uma aspirante à carreira de dentista.

Mais informações: (27)9820-7165. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário