quarta-feira, 5 de junho de 2013

Festa do Inhame: diversas atividades em São Bento de Urânia


por Dirceu Cetto
05/06/2013 09:09
Inhame São Bento de Urânia
Visitas técnicas estão sendo realizadas nas lavouras.
Inhame São Bento
Distrito é o maior produtor do país.
O distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, realiza a 7ª Festa do Inhame nos dias 08 e 09 de junho. Exposições de produtos típicos, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola fazem parte da programação.

São Bento de Urânia é considerada o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Alciro Nazarino, a região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 30 mil toneladas. O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que complementam ainda com legumes, verduras, uva e vinho. No município, cerca 40 toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 há.

Segundo Antonio Carlos Petri, secretário de Agricultura do município, a festa objetiva a promoção dos produtos e a qualificação dos cultivadores. “Estamos juntos com os produtores, a fim de desenvolver a produção do inhame no município”, disse.

O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. De acordo com Petri, o fruto tem grande aproveitamento, as sobras são reaproveitadas  para alimentação dos  animais e  replante.

Uma semana antes das festividades serão oferecidos aos produtores cursos, oficinas de culinária e palestras sobre cultivos, promovido por profissionais do Incaper, da Secretaria Municipal de Agricultura de Alfredo Chaves e pelo Sebrae, que constantemente acompanham o cultivo com visitas técnicas.

A programação do domingo (08) inclui rifa de uma  moto Honda FAN 0 KM e show com a banda Nova Geração. Durante a festa serão comercializados diversos pratos à base de inhame.

Serviço. São Bento de Urânia fica localizado a 40 Km da sede da cidade. O acesso pode ser pela BR 262, via Victor Hugo, pela ES 383, na altura do quilômetro 71 ou pela BR 101, via sede de Alfredo Chaves. O distrito fica a quase mil metros de altitude e nesse período oferece um clima muito agradável.


Programação da Festa
Dia 08/06 - Sábado
15h- Torneio de Bocha
17h- Torneio de Mora
19h- Show de Calouros
20h- Show com a banda Nova Geração
Dia 09/06 - Domingo
10h- Celebração com a participação da comunidade de São Geraldo, Domingos Martins
12h- Abertura da Exposição e comercialização de produtos típicos
12h30min- Premiação do Inhame
13h- Moda de viola
16h- Sorteio de uma rifa 0 Km Honda FAN e dois prêmios de R$ 500,00
17h- Show com a banda Nova Geração



Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
secompmac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário