sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fapes realiza o 2º Seminário Anual de Avaliação dos Projetos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) realizou o 2º Seminário Anual de Avaliação dos Projetos do Programa deDesenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR). O evento realizado na terça-feira (18), contou com a apresentação de oitoprojetos aprovados pelo edital Fapes Nº 001/2011, com o objetivo de avaliar e acompanhar a execução dos projetos de pesquisa.

O evento contou com a participação do diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, que destacou a qualidade e a importância dos conteúdos apresentados durante o seminário. “Para a Fapes o desenvolvimento do programa DCR se mostra de grande relevância, notadamente para os grupos de Pesquisa localizados fora da região metropolitana da grande Vitória. Enquanto dirigente estou muito satisfeito com a qualidade dos trabalhos apresentados, fato este que demonstra a correção de nossa parte em ampliar o programa para 2014.”, concluiu. 

Ainda segundo Anilton, “o fato de termos fixado até este momento quatro bolsistas, demonstra o quanto o programa pode contribuir para o desenvolvimento das Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado”, disse. Os projetos do programa DCR são financiados pela Fapes em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

Projetos apresentados

Um dos trabalhos apresentados durante o seminário foi na área de agrárias. Com o trabalho focado no desenvolvimento de métodos de controle que visa à implantação do manejo fitossanitário para as principais pragas em lavouras de tomate no Espírito Santo, Ramon Santos de Minas, pretende tornar o Estado um polo de referência nacional na redução do uso de agrotóxicos. 

“O trabalho está bem encaminhado, tendo sido alcançado alguns resultados valiosos. Entre eles está a descoberta de que uma armadilha que faz o controle de 80% das pragas, fato que está comprovado empiricamente. Por isso, considero importante a elaboração de seminários como esse realizado pela Fapes, pois permite divulgar as conclusões parciais obtidas na pesquisa. Sendo assim, os produtores podem fazer o uso dessas técnicas avaliadas, para reduzir a utilização da quantidade de agrotóxicos nas plantações, obtendo vantagens como uma renda melhor, além de uma qualidade final muito maior”, afirma.

Durante o 2º Seminário Anual de Avaliação dos Projetos foram expostas também três pesquisas da área de ciências da vida por Glória Matallana Tobón, Leonardo Francisco Machado e Francisco de Paula Careta; duas na área de exatas e da terra pelos pesquisadores Mahouton Jonas Stéphane Houndjo e Meyre Pereira da Silva; uma na área de Linguística, Letras e Artes produzida por Paula Regina Siega e outra na área de humanas elaborada por Simone Raquel Batista Ferreira. 

 Projeto Concluído

A pesquisadora Simone Raquel Batista Ferreira, apresentou o relatório final de suas análises. Os dezoitos meses de investigação e estudo resultaram na produção de um material didático para subsidiar o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira na Rede de Ensino do Estado do Espírito Santo, que se tornou obrigatória, a partir da promulgação da Lei nº 10.639/2003 – complementar à Lei nº 9.394/1996, que institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Simone ressalta a importância do apoio dado pela Fapes, durante todo o processo de pesquisa.

“O suporte financeiro concedido pela Fapes foi de fundamental importância para a realização do projeto ‘Dialogando com o ensino de História e cultura Afro-Brasileira: cartografia das comunidades negras rurais no Espírito Santo’. Este apoio possibilitou a pesquisa bibliográfica e a realização do trabalho de campo, que se constituiu de oficinas de etnomapeamento junto às comunidades focadas pelo projeto, em todo estado. Ele se fez por meio das bolsas DCR durante 18 meses, bem como do financiamento da locação de automóvel”, concluiu Simone.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação – FAPES Mariana de Araujo Santanna Tel.: (27) 8849 – 8535 / 3636 - 1853 comunicacao@fapes.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário