quarta-feira, 12 de junho de 2013

Etsus encerra curso de especialização em parceria com o Hospital Sírio Libanês


Elizabeth Nader
Projeto Sirio Libanês no auditório da ETSUS
Profissionais da área da saúde participaram da cerimônia de encerramento do curso de especialização
Projeto Sirio Libanês no auditório da ETSUS
Secretária Sony Itho disse que o curso vai contribuir para a melhoria dos serviços prestados pelo SUS
Após quase um ano de aulas, 144 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), servidores dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana, realizaram cursos de especialização na Escola Técnica de Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus) em parceria com o Hospital Sírio Libanês. A cerimônia de encerramento aconteceu na manhã desta quarta-feira (12).
A especialização busca estimular a capacidade do trabalho em equipe e a postura ética, colaborativa e compromissada com as necessidades da sociedade, além de aprofundar, de modo crítico e reflexivo, o conhecimento cientificamente produzido nas áreas de gestão, saúde e educação. 
Foram três linhas de especialização, que fazem parte do projeto "Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde", integrando o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS: "Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde", "Regulação em Saúde no SUS" e "Educação na Saúde para Preceptores do SUS".
A enfermeira Waleska Ribeiro Freire fez o curso de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e desenvolveu, junto a outros alunos, um projeto com a temática "Urgência em Saúde Mental". "Foi uma experiência única. Além de aprender com profissionais que são referência nacional na área da saúde, é uma aprendizagem que não ficará engavetada e sim totalmente aplicável na nossa prática diária. Agora apresentaremos o nosso projeto de pesquisa com intuito de criar um protocolo único para o fluxo de urgência no Estado".
A secretária de Saúde de Vitória, Sony de Freitas Itho, parabenizou os profissionais e falou da importância dessa qualificação. "Terminar qualquer projeto tem um simbolismo muito grande, em função da transformação que causa em nossas vidas. Desejo que esse aprendizado transforme não somente a vida de vocês, mas também os serviços do SUS onde vocês estão inseridos".
O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e secretário municipal de Saúde de Serra, Luiz Carlos Reblin, falou sobre a importância de sair da vivência direta do serviço e enxergar o Sistema Único de Saúde sob uma ótica diferente. "Nós, gestores, raramente temos a oportunidade de fazer isso, olhar lá de cima e perceber os problemas para que novas intervenções sejam traçadas de forma a melhorar o sistema".
O secretário de Estado de Saúde, José Tadeu Marino, reforçou todas os discursos. "Muito se fala em financiamento como o principal problema do SUS, mas a dificuldade de recursos humanos também é um gargalo, principalmente pela falta de formação. Capacitar profissionais é qualificar a gestão e melhorar a assistência aos usuários".
O curso "Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde" faz parte de um projeto de abrangência nacional, cuja meta é envolver 70 regiões de saúde do país. Para esta primeira edição do curso, o Ministério da Saúde, Conass e o Conasems indicaram 10 regiões de saúde: Aracaju, Belém, Campo Grande, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal e Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário