quinta-feira, 6 de junho de 2013

Escola municipal de Cachoeiro ganha prêmio de sustentabilidade





Com um projeto que incentiva a alimentação saudável e ações sustentáveis, a escola municipal Saturnino Rangel Mauro, do bairro Arariguaba, foi a ganhadora do troféu Biguá, da 2ª Edição do Prêmio de Sustentabilidade Gestão das Águas, na categoria "Escolas".

A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (5), no Centro de Eventos do Perim Center, e contou com a participação de representantes do poder público, sociedade civil, organizações não governamentais e empresas privadas. A categoria "Escolas" é uma novidade desta edição do prêmio, que é promovido pela Rede Gazeta Regional Sul.

O projeto “Alimentação Saudável”, como é chamado, nasceu a partir de palestras para pais e alunos na escola sobre a importância da alimentação saudável e do uso racional da água. “Com o tempo, decidimos partir para a prática. Foi então que montamos uma horta vertical de temperos feita de materiais recicláveis”, contou a gestora da unidade, Tânia Mara Ribeiro. 

Os próprios alunos e seus pais construíram a horta, usando garrafas PET e cordas de varal. O cultivo é feito diariamente pelas crianças e todo o alimento colhido é utilizado na alimentação escolar.

Além do troféu, a escola recebeu prêmio de R$ 2 mil, que será investido no próprio projeto. “Para agosto, vamos ampliar esse trabalho com o preparo de uma horta horizontal, em um espaço que temos disponível no pátio externo da nossa escola. Novamente, junto com suas famílias, os alunos irão plantar hortaliças e raízes, como couve, alface, almeirão, beterraba, cenoura, rabanete”, explica a gestora.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris, todas as escolas da rede municipal recebem orientação para desenvolver projetos pedagógicos com foco na sustentabilidade. 

"O uso responsável da água, a importância da alimentação saudável e o reaproveitamento dos materiais recicláveis são temas que sempre fazem parte da vida dos alunos. A escola Saturnino está de parabéns. Por esse projeto que é realizado desde 2012 e que tem dado excelentes resultados", ressalta.
Divulgação_PMCI_Horta.JPGDivulgação_PMCI_Horta.JPG
4351K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário