quinta-feira, 6 de junho de 2013

Escola de Muniz Freire desenvolve projeto “Juventude Sustentável”

Envolvendo aspectos sociais, biológicos e químicos, a turma do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Cândido Kneipp,localizada em Muniz Freire, desenvolveu o projeto interdisciplinar “Juventude Sustentável”, por meio da produção de sabão, confecçãode sacolas ecológicas e a criação de uma composteira na escola. O conteúdo foi trabalhado nas disciplinas de Química, Biologia,História, Geografia e Sociologia.

Utilizando óleo de cozinha aproveitado, arrecadado pelos alunos na comunidade, os estudantes aprenderam a produzir o sabão líquido esólido. As bolsas foram feitas do algodão cru e a criação da composteira foi para a produção adubo orgânico e gás metano, para ahorta, que será criada na escola, por meio de um sistema criado para captação do gás da decomposição.

A ideia inicial do projeto foi criar formas de exposição sobre o uso inadequado do óleo, além da não utilização da coleta seletiva do lixo.Os alunos, por meio de pesquisas e aulas teóricas, aprenderam os processos químicos ocorridos nessas ações, tal como asconsequências que poderiam causar no meio ambiente.

Empolgados e curiosos, os estudantes participaram ativamente do projeto tirando dúvidas e pesquisando. Para finalizar as atividades, osalunos apresentaram na escola por meio de exposição, mostras confeccionadas por eles durante o trimestre, além de conteúdosteóricos.

“Além de ser um trabalho interdisciplinar que requer um projeto em conjunto com outras matérias, a participação dos alunos, familiarese da comunidade no desenvolvimento foi de extrema importância, já que houve uma grande interação entre todos”, ressalta ThiagoSoares, professor de Química. 



Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ ltsantos@sedu.es.gov.br Texto: Larissa Tavares Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário