terça-feira, 25 de junho de 2013

ES 2030 debate Turismo, Identidade e Imagem em Vitória


Participantes do grupo temático "Turismo, Identidade e Imagem" do Projeto ES 2030, se reuniram na manhã desta terça-feira (25), naFucape, na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória.

Durante o encontro que reuniu coordenadores de cursos de Turismo de instituições de ensino da Grande Vitória, representantes deentidades ligadas ao segmento do Turismo, profissionais da área, funcionários da Setur e o secretário Estadual de Turismo, AlexandrePassos, o professor da Ufes e consultor do ES 2030, Orlando Caliman, conduziu os convidados a refletir sobre a pluralidade cultural doEspírito Santo, caracterizando suas identidades e valorizando a imagem do Estado dentro de um processo de propulsão para o turismo.

O encontro reuniu coordenadores de cursos de Turismo de instituições de ensino da Grande Vitória, representantes de entidades ligadasao segmento do Turismo, profissionais da área, funcionários da Setur e o secretário Estadual de Turismo, Alexandre Passos. O professor da Ufes e consultor do ES 2030, Orlando Caliman, conduziu os convidados a refletirem sobre a pluralidade cultural do EspíritoSanto, caracterizando suas identidades e valorizando a imagem do Estado dentro de um processo de propulsão para o turismo.

Em seguida, o consultor do ES 2030, o cientista Político, João Gualberto Vasconcellos, explicou que a partir dos nossos artefatosculturais em todos os aspectos temos de mudar o nosso hábito de achar que o capixaba não tem identidade própria.

“É um erro achar que não temos identidade e um sotaque próprios que nos diferenciam do restante do país. Nossos artefatos culturaisque são cultivados no nosso cotidiano, são a nossa cultura”, afirma Gualberto. Para ele só existe cultura com gente, por isso, todo serhumano possui cultura. “A cultura é algo vivo - não somente estético - e dinâmico que nós dá identidade”, argumenta.

Com o apoio de pesquisadores e especialistas no assunto ao final do debate, foram elencadas várias proposições que irão contribuir na construção adequada de estratégias para o futuro do Estado neste tema que abrange o Turismo, a Identidade e a Imagem do Espírito Santo. 
O Grupo de Trabalho também se preocupou em debater e traçar iniciativas que coloquem o Espírito Santo como um estado aberto ao turismo de lazer, histórico, religioso, cultural e de negócios.

A questão econômica foi outro ponto fortemente abordado, pois o turismo aciona várias cadeiras produtivas e o Espírito Santo, segundo dados fornecidos pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), recebe 2,4% dos turistas do Brasil. Em procura por local para viajar, o Estado está no 12º lugar na classificação nacional. 

O secretário Estadual de Turismo, Alexandre Passos, que participou de toda a reunião temática, afirmou que hoje o Espírito Santo tem uma estratégia mais arrojada para atrair turistas para o Estado. O secretário afirmou, ainda, que o olhar do Estado sobre o turismo mudou bastante. “O Estado está se enxergando, estamos num bom momento e temos de nos mostrar para os outros. Temos vários projetos para serem desenvolvidos em curto prazo em várias microrregiões”, afirmou.

O secretário falou também que está sendo investido no turismo religioso. Ele citou como exemplo a Festa da Penha, Corpus Christi, em Castelo, e os Passos de Anchieta. O Governo também terá um stand na Jornada Mundial da Juventude que será realizado no Rio de Janeiro, em julho deste ano. “Esta é a oportunidade que nosso Estado tem de tirar o turismo do papel secundário para o de ator protagonista. Na minha opinião, o turismo é um grande alavancador do desenvolvimento econômico do Espírito Santo”, finalizou o Alexandre Passos.

O Projeto ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Espírito Santo com o objetivo de definir prioridades, traçar estratégias e metas, bem como apontar caminhos a serem percorridos por toda a coletividade. 

O Plano é fruto de uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves; do Fórum das Entidades e Federações (FEF); do Espírito Santo em Ação; da Petrobras e da sociedade civil organizada, com o apoio técnico da consultoria DVF.

Participe

Por meio do endereço www.es2030.com.br/participe qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentos que possam auxiliar na formulação do Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como a atualização de notícias.


Assessoria de Comunicação do IJSN Larissa Linhalis Tel.: (27) 3636-8066 / 9998-9003 comunicacao@ijsn.es.gov.br Texto: Suzana Tatagiba


Nenhum comentário:

Postar um comentário