terça-feira, 11 de junho de 2013

ES 2030 debate tema ‘Institucional e Política’ nesta terça-feira (11) em Vitória


O Espírito Santo é um Estado que se reinventa a partir das crises pelas quais passa. Esta foi uma das principais conclusões do grupotemático “Institucional e Política” do Plano ES 2030, realizado na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves, na Avenida Beira Mar, em Vitória.

A condução do trabalho foi do consultor do ES 2030, o cientista político João Gualberto Moreira Vasconcellos. Em sua análise, ele fez um resgate histórico do desenvolvimento do Estado do período imperial à fase republicana, onde, de fato, inicia-se o desenvolvimentoeconômico do Espírito Santo.
“Foi um Estado pensado pelas elites e em benefício próprio. Por exemplo, a rede de cidades foi construída a partir das fazendas de café. Em cada uma dessas localidades existia uma estação de trem para escoamento da produção e transporte de passageiros”, ressaltou João Gualberto.

Para nortear o debate, que reuniu técnicos de vários órgãos estaduais ligados às áreas de pesquisa socioeconômica, João Gualberto escolheu como palavras chaves o tempo social capixaba; a participação como conceito chave e as instituições, e o desenvolvimento politicamente sustentável. A partir disso se iniciou o debate sobre qual modelo institucional o Espírito Santo poderá se sustentar até o ano de 2030.

Partindo da realidade de ser um território próximo ao centro das decisões do país que hoje sai de um lugar de mero espectador para o papel de protagonista do desenvolvimento e abastecimento energético do Brasil, através das cadeias produtivas de Petróleo e Gás, o Estado funciona agora como um celeiro de oportunidades.

Na opinião da professora da Universidade Federal do Espírito santo (Ufes), Angela Morandi, não existe ainda uma resposta concreta sobre o comportamento do segmento do petróleo como proposta de uma revolução industrial silenciosa no Estado.

“Estamos entrando no 3º ciclo industrial, depois de vários tsunamis que quase nos tiraram do chão. Mas, como o Espírito Santo é um Estado acostumado a se reinventar, desde sua industrialização tardia, acho que agora estamos vivendo a era do conhecimento. Mas esse fator ainda não despertou a atenção de todos, principalmente dos responsáveis pelos arranjos políticos necessários já que estamos tratando com novos atores como a Petrobras, por exemplo,”, finaliza a professora.

A discussão buscou fazer uma reflexão sobre propostas que vão nortear o desenvolvimento do Estado a partir do aperfeiçoamento das instituições e da política, seus novos papéis no processo de construção do futuro, e, ainda, as formas e estratégias para a melhoria do capital social e do aprendizado político, visando o reposicionamento do Estado na federação a partir da dimensão política que o Espírito Santo pode alcançar no país.

João Gualberto na sua fala final fez questão de frisar que “ainda temos no país e, consequentemente, no Estado, um modelo institucional ruim, mas com um planejamento a longo prazo podemos pactuar o consenso tendo como espinha dorsal a participação de todos na construção do futuro do Estado”.

“Temos de institucionalizar formas de participação da sociedade e as lideranças políticas têm de ter uma agenda em comum acordo com os interesses da sociedade”, afirma.
Encerrando o encontro desta terça-feira, o diretor-presidente do IJSN, Edil Benedito, argumentou que “no momento em que estamos vivendo devemos elencar as possibilidades apresentadas pelo território na busca de uma sociedade mais igual, com mais excelência, e com mais oportunidades para todos”.

O Projeto ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Espírito Santo com o objetivo de definir prioridades, traçar estratégias e metas, bem como apontar caminhos a serem percorridos por toda a coletividade.

 Esse projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves; do Fórum das Entidades e Federações (FEF) e do Espírito Santo em Ação; da Petrobras e da sociedade civil organizada, com o apoio técnico da consultoria DVF.

Participe

Por meio do endereço www.es2030.com.br/participe qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentos que possam auxiliar na formulação do Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como a atualização de notícias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário