terça-feira, 25 de junho de 2013

Empreendedores de Laranja da Terra aliam planejamento com crédito produtivo para alavancar novos negócios


Laranja da Terra, na microrregião Sudoeste-Serrana do Estadotem como uma das principais fontesde renda o agronegócio. Nos últimos anosempreendedores atentos a oportunidades de negócio e com apoio do microcrédito produtivo e orientado têm mudado esta realidade. A economia localrecebeu mais de R$ 1,6 milhão em financiamentos do Programa Nossocréditodesde o início dofuncionamento no município.

Os empreendedores do município têm investido cada vez mais em diversas atividades, em especial àsligadas ao comércio e serviços. No agronegócio, o investimento é feito na adoção de novas tecnologiasna diversificação da produçãoApenas nos cinco primeiros meses deste anosão R$ 158,8 mil paramicro e pequenos empreendedores do município. O desempenho em 2013  é 30% superior ao doano passado no mesmo períodoDesde 2006, o programa firmou 381 contratos de financiamento.

Segundo o diretor-presidente do BandesGuerino Balestrassi, o acesso ao microcrédito pelo programacontribui para o desenvolvimento local. “O Bandes possui em Laranja da Terra um trabalhodiversificado a fim de atender tanto o homem do campo como o micro e pequeno empreendedor.Trabalhando as potencialidades regionaistanto na atração de grandes projetos para região como nofortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos e no fomento aos pequenos negócios, oBanco está contribuindo para a circulação da riqueza dentro do próprio município”destaca Guerino.

Planejar e investir 

espírito empreendedor aliado a duas importantes ferramentasplanejamento e créditotempossibilitado que muitos empreendedores consigam transformar seus sonhos em realidade. Aempreendedora Aline da Luz é um típico caso de sucesso do programa NossocréditoAline trabalhavaem um salão de beleza como auxiliar ao mesmo tempo em que fazia cursos em diversas áreas ligadasà estética e belezaAssim que se viu capacitada procurou o Nossocrédito para abrir o próprio negócio.

“Procurei o Nossocrédito porque era um financiamento mais fácil e barato. Tinha menos burocracia para pegar e a taxa de juros era baixa”, afirma Aline que fez três financiamentos no programa. A empreendedora investiu em móveis para o salão e na compra de produtos. O “Espaço Luz'Art Salão de Beleza”, aberto há três anos, hoje é sucesso com as clientes do município.

A história do empreendedor Tiago Kalke também envolve o planejamento e saber investir no próprio negócio com a ajuda do Nossocrédito. Ele, filho de lavrador, tinha experiência no plantio de hortaliças na propriedade da família, como quiabo e alface. Tiago decidiu então investir no cultivo hidropônico de alface uma forma de diversificar a produção e aumentar a renda.

“Com a estufa no chão a produtividade era pequena. Peguei informações com um colega que já produzia com hidroponia e busquei no Nossocrédito o recurso para investir”, explica. Com o financiamento Tiago adquiriu toda a infraestrutura para montar uma plantação de alface suspensa e na água. Segundo o empreendedor, no sistema antigo, conseguia uma produção de 2 mil pés em um período de 45 dias em média. No novo sistema a produção chega a quase 3 mil pés.

Tiago explica que a produção é toda vendida na região. “Vendo em mercado, supermercado, restaurante e de porta em porta. Tem muita gente que sabe que nós produzimos e vai até nossa casa comprar. A venda é toda ali pertinho, pois não temos veículo de entrega, mas a venda é muito boa”, destaca.


Informações à imprensa Assessoria de Comunicação do Bandes Bárbara Deps Bonato Tel.: 3331-4352/ 9945-5907 barbarabonato@bandes.com.br Leonardo Fernandes Iannone Tel.: 3331-4322/ 8180-4444 leonardo.iannone@bandes.com.br Texto: Wilson Igreja www.facebook.com/bandesonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário