quarta-feira, 5 de junho de 2013

ELEIÇÃO DA CIPA DA PREFEITURA VAI ATÉ QUINTA-FEIRA


04/06/2013 -
Começou hoje e vai até quinta-feira (06) a eleição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura. Oito candidatos concorrem para representar os servidores na diretoria que vai exercer o mandato de um ano, entre 2013 e 2014.
Serão Antonio Vinícius Ribeiro Portugal (laboratório da Policlínica/Secretaria de Saúde), Carlos Magno Serafini Santana (Tecnologia da Informação), Luciana Batista (braçal/Trânsito), Marcelo Pereira Malafaia (operador de máquinas pesadas/Interior), Marlene Benedito (auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde de São Silvano), Regina Ramos Soares (assistente social), Renata Ramos Soares (professora do Centro de Educação Infantil Municipal São Vicente de Paula) e Ronan dos Santos Pinotti (Defesa Civil).
São quatro urnas permanentes em locais de trabalho para a votação, localizadas nos prédios das duas sedes principais da Prefeitura (Avenida Ângelo Giuberti e Rua Melvin Jones) e nas Secretarias de Obras (Semob) e de Recursos Humanos (Semurh). Além disso, a Comissão Eleitoral vai circular com uma urna itinerante pelos setores da empresa.
A Cipa tem como principal objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do profissional. É composta por representantes do empregador, por ele designado, e por representantes dos empregados eleitos.
Os eleitos pelos servidores e os designados pela Prefeitura são empossados após treinamento de 20 horas, conforme a Norma Regulamentadora (NR-5), no primeiro dia útil após o término do mandato em curso.
São atribuições dos representantes da entidade, divulgar para os trabalhadores informações relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador, divulgar e promover o cumprimento da Norma Regulamentadora, e promover anualmente em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), entre outras ações.
Uma de suas principais obrigações é colaborar no desenvolvimento e na implementação dos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais- PPRA (Levantamento de Risco de Setores de Trabalho e Atuação na Prevenção), e de Controle Médico e Saúde Ocupacional- PCMSO (Levantamento das Doenças Ocupacionais e Trabalho Preventivo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário