sexta-feira, 21 de junho de 2013

Educação registra 25 candidatos por unidade para eleição dos Conselhos de Escola


Carlos Antolini
Eleição para os conselhos de escolas
Conselheiros serão eleitos por voto direto nas unidades de ensino no dia 2 de julho
O processo de eleição dos Conselhos de Escola mostra que a comunidade de fato está engajada na questão da participação da vida escolar. Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) enviaram para a Secretaria Municipal de Educação (Seme) listas de inscrição com uma média de 25 candidatos por unidade de ensino, entre pais, alunos e servidores da educação.
"A presença marcante de todos os segmentos, em especial de pais e alunos, torna maior a possibilidade de conferir melhorias em todo o processo educacional. Isso só é possível quando todos os sujeitos estão envolvidos e participando da gestão da escola", explicou a gerente de Gestão Democrática, Ivana Bello.
Toda a população de Vitória está convidada a participar ativamente do cotidiano da escola e, assim, ajudar a construir o espaço educacional que deseja para seus filhos e amigos. Desta forma, 99 unidades da rede municipal de ensino vão eleger, por meio do voto direto, no dia 2 de julho, alunos, pais, professores e servidores que ocuparão cerca de 2.000 vagas nos conselhos. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas participem do processo de votação.
"O Conselho de Escola é um instrumento importante para que os pais acompanhem melhor a vida escolar dos filhos. Não é o diretor quem escolhe os conselheiros. A participação é democrática, envolvendo toda a comunidade", informou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
A atribuição do Conselho de Escola é prestar assessoramento à Seme nas questões relativas à vida da unidade escolar. "É importante ressaltar que a função de conselheiro é voluntária e sem remuneração. Os participantes, porém, contribuem para a melhoria da qualidade do ensino, fazendo da escola um espaço de gestão democrática", complementou Ivana Bello.

Composição

O Conselho de Escola é composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenham, no mínimo, 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade. De acordo com o regimento comum, o número de conselheiros depende da quantidade de alunos de cada estabelecimento.
Assim, o tamanho do conselho varia por escola, podendo ser de 12 a 20 pessoas no total. "Cada segmento elege seu representante. Aluno vota em aluno, professor, em professor, pais, em pais e comunidade, em comunidade", esclareceu o presidente da Comissão Eleitoral Central, João Jorge de Oliveira.

Datas

As eleições para composição dos Conselhos de Escola acontecerão no dia 2 de julho e o resultado será conhecido no mesmo dia. Portanto, os comitês têm até o dia 1º de julho para fazer suas campanhas. Conselheiros eleitos tomarão posse no dia 8 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário