terça-feira, 11 de junho de 2013

Descarte correto para 4,5 mil lâmpadas fluorescentes usadas em Cachoeiro


Publicada em 10 de junho de 2013
Foram recolhidas 4.552 lâmpadas no centro de CachoeiroForam recolhidas 4.552 lâmpadas no centro de Cachoeiro 
Mais de 4.550 lâmpadas fluorescentes usadas foram recolhidas em Cachoeiro na ação que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou, na sexta (7) e no sábado (8), em parceria com a empresa Resíduos Eletrônicos do Espírito Santo (Redes). Elas serão descontaminadas e poderão ser recicladas.
Centenas de pessoas que tinham lâmpadas guardadas em casa tiveram a oportunidade de descartá-las de forma correta, no posto de coleta montado no Centro.

“Agora, o material recolhido passará por tratamento para eliminação de mercúrio e de outras substâncias tóxicas, e poderá ser reaproveitado de algum modo”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Gustavo Coelho.
Por serem altamente tóxicas, as lâmpadas fluorescentes nunca devem ser jogadas no lixo comum. A Semma recomenda a logística reversa, que consiste em cada consumidor devolver a lâmpada usada para a loja onde a comprou. A loja se encarrega de entregar ao fornecedor, que dará destinação correta a ela.

A coleta realizada pela Semma integra as comemorações ao Dia do Meio Ambiente em Cachoeiro. A programação continua na próxima quarta-feira (12), quando alunos de escolas municipais participam de visitas ao Parque Ecológico Itapemirim e crianças dos abrigos Aprisco Rei Davi e Recanto, de trilha na Floresta Nacional de Pacotuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário