quinta-feira, 20 de junho de 2013

Deputado Camilo Cola promove curso de capacitação tecnológica para deficientes visuais


Dar condições para que os deficientes visuais utilizem o computador para desempenhar uma série de tarefas e, assim, adquiram maior independência no seu cotidiano, tanto no estudo quanto no trabalho. Esse é o objetivo do I Curso de Capacitação para DOSVOX Sul Capixaba – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital, que será realizado na próxima segunda e terça-feira (24 e 25, respectivamente), a partir das 8h, no Campus I do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim.

O evento, promovido pelo deputado federal Camilo Cola, será realizado em alusão à comemoração dos 60 anos da Viação Itapemirim. O curso é gratuito e conta com a parceria da empresa de transporte, do Centro Universitário São Camilo e da prefeitura municipal de Cachoeiro. A proposta é preparar profissionais que ministram aulas de informática para que eles capacitem gratuitamente os deficientes visuais para o uso de ferramentas digitais.

A ação tem como objetivo apresentar o sistema DOSVOX por meio do idealizador dessa ferramenta, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Antônio dos Santos Borges, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação. Ele vai ministrar o curso a respeito do programa que, com o auxílio de comandos de voz, permite aos deficientes visuais o uso do computador.

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em 2010 revela que em Cachoeiro existem cerca de 550 pessoas com esse tipo de deficiência. “Pretendemos, com a ajuda do programa, melhorar a vida desses cidadãos, fazendo com que eles se sintam mais integrados, com mais acesso às oportunidades”, comenta o professor José Antônio dos Santos Borges.

"Queremos colaborar para que a limitação física não seja um empecilho à socialização dessas pessoas e para que elas possam se preparar para entrar no mercado de trabalho, se atualizar, aprimorar sua capacidade intelectual e, assim, estar capacitadas para buscar seus legítimos direitos”, destaca o deputado federal Camilo Cola.

I Curso de Capacitação para DOSVOX Sul Capixaba – Comprometimento com a Acessibilidade no Ambiente Digital
Quando: Próximas segunda e terça-feira (24 e 25 de junho)
Onde: Campus I do Centro Universitário São Camilo
Bairro Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim
Cerimônia de abertura: dia 24, às 8h, no auditório Pe. Ângelo Brusco
Campus I do Centro Universitário São Camilo

Legenda 1: O deputado federal Camilo Cola, fundador da Viação Itapemirim, uma das maiores empresas de transporte de passageiros do mundo, está promovendo o curso de capacitação para deficientes visuais.

Legenda 2: Professor da UFRJ, Dr. José Antônio dos Santos Borges, idealizador do programa DOSVOX, que permite aos deficientes visuais o uso do computador com o auxílio de comandos de voz.
2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
Divulgação_Camilo Cola.jpgDivulgação_Camilo Cola.jpg
51K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
Divulgação_Professor_José_Antônio_Santos_Borges.jpgDivulgação_Professor_José_Antônio_Santos_Borges.jpg
40K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário