quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dentista reforça programa que atende idosos acamados em casa em Vila Velha


Texto: Emerson Cabral / Foto: Semcom

dentista, saúde, idoso - Imagem: Semcom
O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso de Vila Velha ganhou um importante reforço. Um cirurgião dentista, com especialidade em odontologia geriátrica, é o novo membro da equipe, que tem em seu quadro ainda uma médica, uma enfermeira, um auxiliar de enfermagem, uma nutricionista, uma referência técnica em Saúde do Idoso e uma auxiliar administrativo.  O Dr. Paulo Sérgio Curto tem acompanhado as visitas domiciliares desde o final do ano passado e realiza a orientação de higiene bucal, a escovação supervisionada e o monitoramento da saúde bucal dos pacientes.
As visitas do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso de Vila Velha acontecem pelo menos uma vez ao mês, de acordo com a necessidade clínica do paciente. Durante a visita, a médica faz as prescrições de medicamentos necessários, que em grande parte podem ser retirados na unidade de saúde mais próxima. As visitas incluem ainda aferição da pressão arterial e de taxa de glicose, bem como podem ser solicitados exames. Alguns desses exames são coletados na hora, se for preciso. Estão inscrito atualmente no programa 128 idosos.

A enfermeira e o técnico de enfermagem estão encarregados, entre outras atribuições, de realizar os curativos e orientar parentes e cuidadores para o procedimento correto na limpeza e troca desses curativos. O programa prevê a distribuição de materiais como algodão, gazes, esparadrapos e soro.

Cabe à nutricionista orientar e receitar dietas para os pacientes, sempre com o cuidado de repassar essas informações para o cuidador. E como já foi dito anteriormente, o novo membro da equipe, o cirurgião dentista, faz o monitoramento da saúde bucal dos idosos e, quando necessário, agenda consultas e cirurgias para serem realizadas no Centro Odontológico do Cemas.

Cirurgia - Na última sexta-feira (14) a equipe realizou a primeira cirurgia odontológica em um dos pacientes acompanhados pelo programa: um senhor de 85 anos, vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como derrame) que precisava fazer a extração de seis dentes inferiores. Nilso Teodoro foi encaminhado até o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no Centro de Especialidade Mais Saúde (Cemas), localizado no prédio da Secretaria de Saúde de Vila Velha.
“Fizemos a remoção total desses dentes, pois o paciente apresentava infecções que poderiam agravar seu estado de saúde. Tudo foi feito com a supervisão e orientação de um médico cardiologista, que esteve na casa do seu Nilso e levou um equipamento de eletrocardiograma para fazer o risco cirúrgico. Esse foi nosso primeiro paciente atendido fora de casa e a partir de agora vamos agendar outros que necessitem de cuidados especiais”, explicou o Dr. Paulo Curto.

A filha de seu Nilso, Sônia Maria Marques Almeida, elogiou bastante o trabalho da equipe do programa. “Gostei muito de tudo. Todos deram bastante atenção ao meu pai, que agora está se recuperando em casa, dormindo bem e se alimentando direitinho”.

Segundo o cirurgião dentista, os idosos são classificados em três grupos: verde, amarelo e vermelho. Os de cor verde são pacientes que necessitam apenas de uma supervisão e orientação de higienização, que é direcionada ao cuidador. Quem é classificado como amarelo precisa basicamente de restauração e raspagem. Os classificados como vermelho são pacientes mais delicados, que necessitam de extração, uma biopsia e se enquadram em casos mais complexos que dependem, inclusive, de passar por exame de risco cirúrgico para que sejam removidos até o consultório dentário. “Eu trabalho há anos no serviço público de saúde e foi uma surpresa muito positiva ver que a equipe se mobilizou por completo para proporcionar a remoção do primeiro paciente odontológico até o consultório no CEO. É gratificante saber que estamos levando dignidade a essas pessoas tão fragilizadas pela idade. Eu tenho uma paciente de 107 anos!”, ressaltou o dentista. Entre janeiro e abril de 2013 o cirurgião dentista visitou 53 pacientes.

Prevenção e capacitação

Katiane Ferreira da Silva, referência técnica em Saúde do Idoso, explica que são vários os objetivos do programa, ente os quais o mais importante é restaurar e manter o nível de independência funcional do paciente idoso. “Além disso, procuramos humanizar o atendimento e o cuidado ao idoso, sempre buscando reduzir o período de convalescença para os egressos da internação hospitalar. Também é importante destacar que o programa ajuda a reintegrar o idoso dependente em seu meio familiar e social, bem como trabalha a capacitação dos familiares e cuidadores de acordo com as necessidades do idoso. Todos esses fatores fortalecem a educação dos familiares, cuidadores e idosos para o autocuidado, a prevenção e o diagnostico precoce de complicações clínicas. Isso ajuda a reduzir acometimentos e agravos à saúde do idoso, evitando possíveis internações”.

Como se vê, os benefícios esperados pelo programa são muitos e convergem para a redução da demanda por atendimento hospitalar e também a redução do período de permanência de usuários internados, dando suporte às Unidades Básicas de Saúde na atenção à saúde da pessoa idosa fragilizada.

Idosos - O município de Vila Velha possui atualmente 44.484 idosos (IBGE, 2010). No Estado do Espírito Santo, Vila Velha é  o município com o maior número de idosos e o sétimo em percentual de idosos (10,73%). O programa não atende urgência e emergência. O foco central é o atendimento domiciliar. Os familiares e cuidadores são orientados, em caso de urgência, a levar o paciente para o hospital ou ligar para o Samu 192.

Emoção
 - Segundo a médica Vivian Marli de Souza Siqueira, os pacientes ficam muito emocionados quando a equipe chega para as visitas. “Eles agradecem muito a todos nós, mas sempre deixamos muito claro que o que fazemos não é um favor, é um direito deles. A relação é tão boa que tem cuidadores que até hoje fazem questão de manter contato com a equipe. Se não houver essa relação de confiança o programa não funciona. Nós passamos 40, 50 minutos dentro de uma casa nos dias de visita. A família é que dá a continuidade do tratamento”, finalizou a médica.

Serviço
 - Para participar do programa, o responsável pelo idoso deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa. Os critérios básicos de inclusão no programa são:

- Ter idade igual ou superior a 60 anos;
- Paciente clinicamente estável; acamado ou com impossibilidade de locomoção física até uma unidade de saúde;
- Ser morador de Vila Velha (região 1, 3 ou 4);
- Necessitar de cuidados de menor complexidade; e, ter um cuidador de referência.

Dúvidas podem ser esclarecidas no telefone 3388-4175 ou pelo e-mail padi@vilavelha.es.gov.br

Critérios de exclusão - Necessidade de monitoramento e cuidados contínuos; necessidade propedêutica complementar para realização de procedimentos diagnósticos; necessidade de tratamento cirúrgico de emergência; recusa das visitas por três vezes consecutivas; descumprimento das atribuições pelo cuidador; ausência do cuidador; pedido do paciente ou cuidador; mudança de domicílio para região não coberta pelo programa; condição clínica que permita deslocamento até unidade de saúde; alta do programa.

Equipe de Atenção Domiciliar

Médica – Dra. Vivian Marli P. de Souza Siqueira
Enfermeira - Ludmila Barroso Silva
Técnico de enfermagem - Hélio Pinudo Louredo
Nutricionista - Mariana Assunção Pinheiro
Odontólogo - Dr. Paulo Sérgio Curto

Equipe administrativa


Referência técnica em Saúde do Idoso – Katiane Ferreira da Silva
Auxiliar Administrativo – Sonia Scalfoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário