quinta-feira, 20 de junho de 2013

DEFESA CIVIL APRESENTA ATLAS DE VULNERABILIDADE ÀS CHUVAS DE COLATINA



20/06/2013 - A Defesa Civil Estadual apresenta na próxima segunda-feira (24), o novo Atlas de Vulnerabilidade às chuvas. O evento de lançamento do Atlas será realizado no auditório do Sest/Senat, em São Silvano, a partir das 13 horas.

Estarão presentes no lançamento os membros da Defesa Civil de Colatina, representantes da Defesa Civil Estadual, o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, secretários municipais e a sociedade civil.

O material é um importante instrumento de gestão, que identifica os principais pontos sujeitos à ocorrência de inundações fluviais no território capixaba, assim como seus impactos. A partir desse trabalho, será possível executar diversas ações de prevenção.

Para Valmir Gonzaga, chefe da Defesa Civil de Colatina, este é mais um mecanismo que vai auxiliar nas situações de emergência em períodos de inundação e alagamentos. Ele destaca que Colatina já conta com um mapeamento das áreas de risco, mas que este estudo é diferente, pois identifica os pontos de alagamentos no município.

Segundo o prefeito de Colatina, Leonardo Depstulski,  mapear os locais de maior perigo significa prever os riscos matériais e humanos que alguns locais apresentam, possibilitando o desenvolvimento de ações mais específicas e que possam evitar esses prejuízos.

“Esse material vai nos orientar e mostrar áreas que não devem ser ocupadas, como casas, escolas ou qualquer outro tipo de construção. É, também, um importante instrumento de gestão para a Prefeitura e também para a população se antecipar aos momentos de risco”, explicou Deptulski.

O produto é resultado de trabalhos realizados por uma parceria feita entre a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), a Defesa Civil Estadual e diversas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário