quarta-feira, 12 de junho de 2013

Crônicas de Rubem Braga inspiram produção de artesanato nas escolas de Cachoeiro


Publicada em 12 de junho de 2013
Mais de mil alunos vão participar das oficinasMais de mil alunos vão participar das oficinas 
Alunos de oito escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão transformando as crônicas de Rubem Braga em artesanato. Inspirados pelos textos do escritor cachoeirense e com muita criatividade, os pequenos estão produzindo passarinhos, flores, aviões e livros. Tudo feito com tinta, vidro e tecido.

As oficinas para a confecção dos trabalhos começaram nesta segunda-feira (10), na escola Maria Tereza Brandão de Melo, no bairro Basiléia, e continuarão até a sexta-feira da próxima semana. A atividade é realizada em comemoração ao Centenário de Rubem Braga e integra a programação da Festa de Cachoeiro.

Cada escola produzirá um material diferente, a partir de temas presentes na obra do cronista. As aulas de artesanato são ministradas pela artista plástica Cláudia Ferreira. Ao fim da atividade, terão sido feitas 885 peças de artesanato, por 1.062 estudantes.

A subsecretária de Educação Básica de Cachoeiro, Roselane de Araújo, conta que os trabalhos com os alunos começaram há cerca de um mês. “A produção artística desenvolvida pelos alunos é o resultado da compreensão cognitiva do cenário literário construído nas crônicas que eles leram durante as oficinas que realizamos no mês passado”, comenta.

As peças produzidas pelos estudantes poderão ser conferidas pelo público em exposição que será realizada nos dias 28 e 29 de junho, na praça Jerônimo Monteiro, também como parte dos festejos do Dia de Cachoeiro.

Confira os temas das escolas que participam das oficinas

Emeb Maria Tereza Brandão de Melo – (Basílio Pimenta)Tema: Tempos de Menino – Confecção do Menino e o Tuim
A infância de Rubem Braga em Cachoeiro de Itapemirim. Os tempos de criança que tanto marcaram a vida e a obra do cronista. A casa da família na 25 de Março e com ela o pé de fruta-pão e o cajueiro. O jogo de futebol na rua. As enchentes do Rio Itapemirim. As pescarias. A paixão pelos pássaros que o acompanhou por toda a vida.

Emeb Maria Silotti – (BNH)Tema: Modéstia à parte, sou de Cachoeiro - Confecção de filhotes de passarinhos
O cronista valorizou em todos os momentos de sua obra sua vivência na cidade natal que tanto o orgulhava. O cachorro Zig e sua gata. Os pios da fábrica de seu Maurílio Coelho. O rio Itapemirim. O jeito simples da vida no interior.

Emeb Aurora E. Herkenhoff" – (Aquidaban)
Tema: Uma viagem capixaba – Confecção de bolsinhas
“Uma Viagem Capixaba” reúne as andanças de Rubem Braga e do artista plástico argentino Carybé, pelo Estado, a bordo de um jipe. A dupla registrou em textos e ilustrações as características principais e as histórias do Estado natal do cronista. Idealizado como uma espécie de guia turístico, o trabalho se transformou em importante registro histórico do Espírito Santo.

Emeb Luiz Pinheiro - (Cel. Borges)
Tema: Com a FEB, na Itália – Confecção de um avião da época
Durante a Segunda Guerra Mundial, Rubem Braga atuou como correspondente de guerra junto à Força Expedicionária Brasileira e que resultou no livro ‘’Com a FEB na Itália’’.

Emeb Prof. Deusdedit Baptista - (Alto Coramara)Tema: Um cartão de Paris – Confecção de flores e livro em tecido
O cronista foi correspondente de "O Globo" em Paris, em 1947, e do "Correio da Manhã" em 1950. Em uma temporada na Europa, na segunda metade do século XX, se encontrou com imortais das artes e do pensamento universal. Desses encontros, surgiu a oportunidade de realizar entrevistas que, nas mãos do habilidoso escritor, tornaram-se uma mistura deliciosa de reportagem, crônica e divagações líricas.

Emeb Jenny Guárdia - (São Geraldo)
Tema: Primavera Chilena, verão marroquino - Confecção de luminária marroquina
Rubem Braga exerceu funções administrativas em terras estrangeiras, sem nunca ter abandonado as letras. Foi nomeado Chefe do Escritório Comercial do Brasil em Santiago, no Chile, em 1953. Em 1961, com os amigos Jânio Quadros na Presidência e Affonso Arinos no Itamaraty, tornou-se Embaixador do Brasil no Marrocos.

Emeb Prof. Valdy Freitas – (Paraíso)
Tema: Um fazendeiro do ar – Confecção de pássaros e livro em tecido
Rubem Braga morou numa cobertura de Ipanema onde ele plantou um pomar e uma horta, como se carregasse para o alto da cosmopolita Zona Sul carioca um pouco das pitangas e mangueiras do quintal que lhe serviu de cenário na infância em Cachoeiro de Itapemirim. O cronista permaneceu ali de 1962 até a morte, em 1990. O Rio de Janeiro foi o cenário de belas obras do cronista.

Emeb Profª. Gércia F. Guimarães - (Village da Luz)
Tema: O voo do sabiá – Confecção de pássaros
O último plano de Rubem, simples e perfeito como os que organizaram sua obra, seria colocado em prática dias após sua morte: a cremação em São Paulo. O planejamento incluia o desejo de que suas cinzas fossem espalhadas nas curvas do Rio Itapemirim, no seu pequeno Cachoeiro. Rio abaixo, nas águas de sua infância, ele retornou ao mar, onde, com certeza, deve estar ao lado dos grandes amigos Vinícius, Drummond, Fernando Sabino, Carybé, e tantos outros. Todos imortais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário