terça-feira, 4 de junho de 2013

Crianças plantam árvores no Vale do Mulembá e dão início ao Projeto Reflorestar


Edson Valpassos
Crianças subindo morro
Crianças subiram o Parque Vale do Mulembá para fazer os plantios das árvores
Yuri Barichivich
Plantio de Mudas no Mulembá com Governador e Prefeito
Governador Renato Casagrande e prefeito Luciano Rezende plantaram uma árvore no local
Cerca de 50 crianças participaram de uma aula diferente sobre meio ambiente nesta terça-feira (4), quando fizeram o plantio das suas primeiras árvores, no Parque Vale do Mulembá. A ação fez parte da programação da Semana de Meio Ambiente em Vitória.
Embora a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Prof. Vercenílio da Silva Pascoal, em Joanda D´Arc, fique próxima ao parque, os pequenos não conheciam o local. Mesmo com a chuva, eles ficaram muito felizes por poder fazer o plantio, como conta o aluno Rogério Leite do Nascimento, do 5º ano e de 13 anos. "Eu nunca havia plantado uma árvore, a não ser quando comia manga e deixava o caroço. Eu achei minha árvore muito bacana", disse.
Já para Iasmim Barcellos Saraiva, 11, também do 5º ano, a experiência foi muito boa. "Achei muito legal, nunca tinha feito isso".
A empolgação das crianças levou a moradora de Vila Velha Maria Santolim Perim, 77 anos, a plantar sua árvore. "Se todo mundo fizesse a sua parte... basta plantar e cuidar".

Árvores

As árvores foram plantadas por meio da parceria entre a Prefeitura de Vitória e o Projeto Reflorestar, do Governo do Estado, que reflorestará até 2014 30,8 hectares em todo o Espírito Santo. O pontapé do projeto aconteceu no Vale do Mulembá.
O prefeito da capital, Luciano Rezende, ressaltou a importância da participação dos adolescentes no evento. "Vocês são a geração que trabalhará a agenda do meio ambiente. Estamos no maciço central de Vitória, que é o pulmão da cidade".
Ele disse que a atual administração vem buscando recuperar as áreas degradadas e que já solicitou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente um plano de arborização para a cidade de Vitória. "Os 17 parques em Vitória são prioridade no nosso governo, e queremos recuperar, integrar e incentivar a participação de todos nesses locais, para uma cidade mais verde e com mais qualidade de vida".
O governador do Estado, Renato Casagrande, chamou a atenção para a importância das florestas e matas. "Sem cobertura florestal, não temos água, animais, fontes de pesquisa e captura de gás carbônico". Ele ensinou às crianças que a água depende de uma natureza equilibrada.
"Vitória tem 96 quilômetros quadrados de áreas verdes e 40% são Áreas de Proteção Ambiental (APA), e o Mulembá constitui cerca de 20% dessas áreas protegidas", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra.
Ele destacou a criação da Brigada de Incêndios nos parques, que está atuando nas APA´s. Ele lembrou que, nessas áreas, já foram catalogadas 45 pequenas nascentes que poderão contribuir para o abastecimento de água.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Diane Rangel, disse que, com o Projeto Reflorestar, busca o desenvolvimento da área de preservação. "Estamos buscando fortalecer a gestão municipal".
Yuri Barichivich
Plantio de Mudas no Mulembá com Governador e Prefeito
Alunos da Emef Prof. Vercenílio da Silva Pascoal participaram da abertura do Projeto Reflorestar
Yuri Barichivich
Plantio de Mudas no Mulembá com Governador e Prefeito
Prefeito discursa durante solenidade que deu início ao Projeto Reflorestar no Vale do Mulembá

Nenhum comentário:

Postar um comentário