terça-feira, 18 de junho de 2013

Crianças aprendem importância da preservação ambiental em plantio de árvore


Carlos Antolini
Alunos plantando mudas nativas no Lameirão
Alunos terão a oportunidade de acompanhar o plantio de uma árvore
Ensinar às crianças a importância de cuidar do meio ambiente e da preservação das árvores e áreas verdes é o que a técnica da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) Maria Alice Soares Linhares vai fazer para os pequenos da Escola Ping-Pong, nesta quarta-feira (19), às 14 horas.
Além da conversa com as crianças, a Semmam, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços (Semse), fará o plantio de uma árvore na calçada, a pedido da própria instituição, que está completando 30 anos e, entre suas festividades, quis plantar uma árvore para ensinar aos alunos a importância da arborização pública.

Inventário

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta com um inventário da arborização urbana de Vitória, como afirma o biólogo e técnico da Semmam Francisco Hosken Pires. O documento contém dados que mostram que a capital conta com 27.758 árvores de 215 espécies catalogadas, sendo 97 exóticas (45%) e 118 nativas (55%). A maioria das árvores está em calçadas: 23.283 (84%). Já 3.155 estão em canteiros centrais (11%), 1.187 (4%), em praças, e 133 (1%), em rotatórias.
As 10 principais espécies são: oiti (18,5%), cássia ferruginosa (12,9%), ipê rosa (6,74%), pata de vaca (5,17%), sibipiruna (3,95%), angico gangalha (3,21%), castanheira (2,97%), aroeira vermelha (2,89%), algodão da praia (2,68%) e albizia (2,59%).
Elizabeth Nader
ÁRvore em primeiro plano, ao fundo mar com barco e morros
Inventário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente aponta que Vitória conta com mais de 27 mil árvores espalhadas na capital
O inventário aponta também se existem covas abertas, onde estão e quais são as árvores que precisam de substituição, além de quais novas espécies foram introduzidas por moradores.
Francisco explica que a ficha de uma árvore em Vitória tem um número de código, a espécie, a altura, o endereço completo da sua localização, a posição da árvore com relação à rua, ao muro, à garagem, além da data e outras informações.
"Fazemos também um levantamento sobre o estado fitossanitário da árvore, no qual mostra se está em necrose, qual o vigor vegetativo, se tem muita inclinação ou não para a rua, muro ou imóvel e se há necessidade de poda", disse o técnico, ressaltando que a poda só pode ser realizada por profissionais que tenham conhecimento para realizá-la.
Quem quiser mais informações sobre árvores na sua rua, bairro e mesmo em algum lugar da cidade pode ligar para a Gerência de Áreas Verdes da Semmam, no telefone 3382-6538.

Nenhum comentário:

Postar um comentário