quarta-feira, 19 de junho de 2013

Criada a primeira Cooperativa da Agricultura Familiar de Cachoeiro


Publicada em 18 de junho de 2013
O prefeito Carlos Casteglione participou da assembleia de fundação da cooperativa, nesta quarta (19)Nesta quarta-feira (19) foi realizada a Assembleia Geral de Fundação da primeira Cooperativa da Agricultura Familiar de Cachoeiro de Itapemirim (CAF Cachoeiro). O evento aconteceu no Cecapeb, na localidade de Morro Grande. A cooperativa é resultado da união de mais de 50 agricultores familiares, que constituíam a chamada Associação de Agricultores Familiares de Cachoeiro de Itapemirim (Afaci).O evento contou com a participação do prefeito Carlos Casteglione, do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, e do chefe regional do Instituto de Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Gilson Tófano.
Segundo a subsecretária de Agrodesenvolvimento, Edlene Barros, a prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, trabalhou desde a formalização da associação até a criação da cooperativa.
“Em 2010, com o apoio da prefeitura, a Afaci foi formalizada como associação municipal. Desde então, participou de todas as sete chamadas públicas municipais da compra de alimentos para a alimentação escolar, totalizando R$ 1.020,650,00 de compra, envolvendo agricultores e agricultoras familiares, quilombolas e assentados de reforma Agrária”, explicou.
Para Edilene, a criação de uma cooperativa é mais um importante passo para o fortalecimento da agricultura familiar no município, pois vai viabilizar e ampliar a comercialização dos produtores, possibilitando a participação em chamadas públicas de outros municípios, o recebimento de recursos governamentais, entre outras vantagens. Durante a assembleia, foi eleita a diretoria e realizada a aprovação do estatuto que regirá a cooperativa.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes, a fundação da CAF é um marco para Cachoeiro. “É um novo tempo. São os agricultores e agricultoras mostrando a importância que nossa agricultura tem. Os espaços de comercialização agora se abrem. Nossa expectativa é que a cooperativa fortaleça nossas atividades agropecuárias, contribuindo para a geração de mais trabalho e renda no meio rural e, consequentemente, proporcionando melhorias na qualidade de vida das famílias que vivem no campo”, destacou.
Divulgação_PMCI_Cooperativa.jpgDivulgação_PMCI_Cooperativa.jpg
827K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário