sexta-feira, 14 de junho de 2013

Comerciantes e moradores do Centro são orientados sobre hora da coleta do lixo


Leane Barros
homens conversando no balcão de uma loja de roupas
Equipes de fiscalização da Semse realizaram abordagens junto aos comerciantes do Centro
Leane Barros
fiscal cumprimenta gerente da loja
Funcionário de estabelecimento comercial foi instruído a descartar o lixo no horário correto
Colocar o lixo de maneira correta e no horário certo para que os caminhões façam a coleta é imprescindível. Contudo, muitos cidadãos ainda não sabem o horário de coleta na sua rua nem como acomodar os resíduos para o recolhimento.
Em razão disso, começou nesta quinta-feira (13) a ação de conscientização sobre o horário de coleta e a correta acomodação do lixo nas ruas da capital, feita por equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços (Semse). O primeiro bairro contemplado foi o Centro, que recebe a ação até esta sexta-feira (14).
A nutricionista e empresária Miquela Rodrigues recebeu a orientação e garantiu que irá segui-lá. "No fim do expediente, já colocava o lixo para fora, não sabia do horário. Era cômodo. Mas agora vamos seguir a orientação". A cozinheira Sonia Maria de Souza também não sabia que existia um horário certo para o descarte. "Acho importante a iniciativa da Prefeitura de Vitória de explicar como deve ser feito antes de multar", destacou.
"A ação é válida e interessante. Eu não tinha a informação. Agora que tenho, vou fazer da maneira correta", afirmou o gerente de vendas Valmir Zanotti.
A vendedora Anália Francisca Rodrigues disse que, no estabelecimento onde trabalha, as pessoas depositam o lixo após o expediente, mas não colocam em frente à loja. "Aqui a gente coloca o lixo perto do poste onde todo mundo coloca", disse. Assim que Anália contou como era feita a disposição do lixo, os fiscais da Prefeitura de Vitória a orientaram sobre a maneira correta de tratá-lo.
Leane Barros
Mulher sorrindo
Vendedora Anália foi orientada a passar a descartar o lixo de maneira correta no local onde trabalha
Leane Barros
homem e mulher conversando no balcão de uma loja
Gerente de vendas Carina Valin disse ao fiscal que possui a rotina correta de fazer o descarte do lixo
Já a gerente de vendas Carina Valin possui a rotina correta de descarte do lixo. "Colocamos o lixo às 18h15 em frente à loja. Nosso horário é sempre esse". O assistente administrativo Amarildo de Souza Santos também é exemplo no bairro. "Nós já temos uma rotina, mas vários estabelecimentos não têm. Isso atrapalha a limpeza e nós gostamos é de uma cidade limpa".
"Todos precisam colocar o lixo na calçada em frente à sua casa ou ao estabelecimento. Além disso, é preciso descartar o lixo no máximo uma hora antes do horário da coleta. Aqui no Centro, a coleta inicia às 19 horas. Então, o horário certo de colocar o lixo para fora é às 18 horas", alertou o coordenador de fiscalização de limpeza pública, Chelston Amorim.
"Se todos fizerem a sua parte, teremos uma cidade melhor. Colocar o lixo para recolhimento no horário correto e de maneira certa é exercer a cidadania. Além disso, todos são cogestores da cidade e podem fiscalizar também", explicou o secretário municipal de Serviços, Alex Mariano.
"A multa para quem coloca o lixo em local impróprio ou fora do horário de coleta é de 100 UFIR, ou seja, cerca de R$ 240,00. Por isso, a ação é educativa. Nossa intenção é conscientizar todos os comerciantes sobre a maneira correta de tratar o lixo", explicou o gerente de fiscalização, Alex Pereira.
Ao perceber que alguém está colocando o lixo em frente a uma casa ou a um estabelecimento comercial que não é o dele, é possível denunciar. Para isso, basta ligar para o Fala Vitória 156. "Outro dia eu vi um saco de lixo sendo colocado aqui em frente, e não era nosso. Agora eu sei que posso denunciar", contou a encarregada de limpeza Lucimar de Souza Teixeira.
Para conhecer o horário de coleta do lixo domiciliar na sua rua, basta acessar aqui.

Ação

A ação educativa acontece nestas quinta (13) e sexta (14), no Centro. No primeiro dia, a atividade teve início na avenida Jerônimo Monteiro. A orientação também será realizada nas avenidas Princesa Isabel, Governador Bley, República e Getúlio Vargas. A rua Duque de Caxias e a praça Costa Pereira também serão alvos da ação.
A ação começará pelo Centro, mas será realizada em vários pontos da cidade. O próximo local será a Grande Maruípe.
Leane Barros
fiscal e cozinheira conversando em restaurante
Cozinheira Sonia Maria de Souza não sabia que existia um horário certo para o descarte.
Leane Barros
monte de lixo no início de uma escada
Ação visa educar os cidadãos a não deixar o lixo acumulado em locais e horários impróprios
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário