sexta-feira, 14 de junho de 2013

Centenas de idosos vão às ruas dizer "não" à violência contra terceira idade


Diego Alves
Pessoas na rua
Centenas de idosos foram para as ruas do Centro levar a mensagem contra a violência contra a terceira idade Ampliar
Diego Alves
Pessoas na rua
Objetivo da caminhada foi chamar a atenção da comunidade local para os atos de violência contra os idosos Ampliar
A manhã desta sexta-feira (14) foi de protesto, luta e esperança. Centenas de idosos foram às ruas no Centro, em Goiabeiras e em Jardim Camburi alertar a sociedade para a violência que é cometida contra os idosos.
Cerca de 100 idosos do Centro de Convivência para Terceira Idade (CCTI) do Centro seguiram até a praça Costa Pereira segurando faixas nas mãos e distribuindo panfletos e fôlderes para chamar a atenção das pessoas para esse tipo de crime. A iniciativa foi aprovada por todos.
"Estamos tendo um dia atípico. Aqui, com representantes da terceira idade, espero que as pessoas que estejam presenciando esse ato possam observar que estamos mobilizados contra essa prática", declarou a idosa Maria José, 78 anos, que se mostrou bastante animada ao longo do trajeto.
Dona Zilda Vieira, de 73 anos, esteve à frente da caminhada segurando a faixa e comentou sobre os abusos que os idosos sofrem. "O idoso não está sendo respeitado. Ainda falta muita coisa para podermos mudar essa realidade, principalmente amor, carinho e compreensão".
O objetivo da caminhada foi chamar a atenção da comunidade local. "Estamos distribuindo panfletos e fôlderes chamando a atenção da comunidade. A sociedade também precisa se mobilizar, porque a violência contra o idoso é uma prática que precisa acabar", disse a coordenadora do CCTI do Centro, Arlinda Arruda.
Diego Alves
Mulher falando
Dona Zilda Vieira segurava uma faixa que pedia mais respeito aos idosos Ampliar
Diego Alves
banda
Idosos da Banda 6.0 fizeram uma apresentação durante ato público na praça de Jardim Camburi Ampliar
A coordenadora dos serviços gerais de Convivência para Pessoa Idosa, Famiglia Martins, falou sobre a importância do Dia Mundial de Combate à Violência Contra os Idosos. "Hoje estamos comemorando o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa e é importante dizer que temos que denunciar toda forma de abuso que qualquer pessoa da terceira idade esteja sofrendo".
Já a conselheira do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid) Juvaci dos Santos explica que a população deve estar atenta. "Existem diversas formas de violência contra a pessoa idosa. É importante que as pessoas denunciem. Em grande parte dos casos, a violência ocorre dentro do próprio ambiente familiar".
Em Jardim Camburi, 500 pessoas responderam ao chamado para participar do ato público na rua Carlos Romero Marangoni (local da Feira Livre de Jardim Camburi). A manifestação contou também com aferição de pressão e apresentação da Banda 6.0, formada pelos idosos usuários do Centro de Convivência do bairro.
CCTI de Maria Ortiz realizou uma caminhada em direção à pracinha de Goiabeiras, onde 110 pessoas realizaram um ato público dizendo "não" à violência contra a pessoa idosa. Houve distribuição de materiais informativos, aferição de pressão e apresentações culturais.
Diego Alves
Pessoas na praça
Centenas de idosos ocuparam a praça do bairro para pedir o fim da violência contra a terceira idade Ampliar
Diego Alves
Idoso medindo pressão
Participantes do ato público ainda puderam cuidar da saúde aferindo a pressão Ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário