quarta-feira, 5 de junho de 2013

Autoridades se reúnem para implantação de programa antidrogas

por Luziane de Souza

05/06/2013 15:11
proerd
proerd 2
prefeito
Pessali
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (05), em Alfredo Chaves um encontro muito importante para o enfrentamento de problemas com drogas. Para discutir o assunto estiveram reunidos na sede da Secretaria de Educação, representantes da Polícia Militar Estadual, o chefe de gabinete, Orlando Pessali; a secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Bona; pedagogos e diretores de escolas.

Na oportunidade foi ministrado pelo subtenente, instrutor e pedagogo, Wamberto Reis da Silva, uma palestra sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que em breve será aderido pelo município. Em companhia do coordenador estadual do Proerd, Tenente Soares e do Cabo, Ezequias Ferreira; o subtenente explanou sobre os objetivos do programa. “É um programa de prevenção primária aplicado nas escolas com alunos de 5º e 7º ano com diversas ferramentas para o desenvolvimento da independência e da autonomia para a resistência as drogas. Entendemos que a responsabilidade é de todos e nesta política publica de prevenção e combate as drogas, todos devem ser organizar. O programa oferece estratégias para que a própria criança e adolescente tome as rédias da própria vida com a colaboração da família e da escola. Vamos começar já, porque queremos criar uma cultura de paz em nossa sociedade começando pela educação”, convidou o subtenente.

A secretária, Vera Bona, parabenizou o programa e lembrou que estava ansiosa para que fosse também aderido pelo município.  “Tive a oportunidade de ver o programa sendo desenvolvido em outras cidades e sempre tive a vontade de aplicar em Alfredo Chaves. Sei que estas iniciativas têm o poder de transformar a sociedade, como sei também da nossa responsabilidade como educadores neste modelo de prevenção contra as drogas. Podem contar comigo”, garantiu.

O prefeito Roberto Fiorin também marcou presença e sinalizou o apoio ao programa. “Sou também educador e quando o assunto e combate as drogas em todos os seus aspectos, sou mais um soldado nesta luta”, prometeu o prefeito.

A previsão é que o Programa Educacional comece a funcionar em Alfredo Chaves no mês de setembro tanto nas escolas municipais como também na estadual.  

Metodologia do Proerd
É um Programa Educacional de Resistência às Drogas que consiste em um esforço cooperativo dos policiais formados pelo Programa, família e escola a fim de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase do programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar algum tipo de drogas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolverem com drogas e problemas de comportamento.

São oferecidos 10 encontros com aulas uma vez na semana realizados por um policial instrutor devidamente especializado.  No final de três meses e feito uma solenidade de formatura com os alunos, para a entrega do certificado do Proerd com a participação dos pais, professores e a comunidade. 


Luziane de Souza
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 8892-6411
secompmac@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário