sexta-feira, 14 de junho de 2013

1ª Semana do Cinema Brasileiro em Alfredo Chaves



A Prefeitura de Alfredo Chaves, por meio da Secretaria de Comunicação Social, irá realizar de 17 a 20 de junho, em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro (19/06), a 1ª Semana do Cinema Brasileiro nas Escolas. Serão 10 sessões para alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Escola Municipal Ana Araújo, ProJovem e Mepes. Seis curtas metragens serão exibidos para cerca de 700 crianças e adolescentes.
O objetivo é utilizar o cinema como ferramenta pedagógica e incentivar o crescimento de telespectadores para as produções brasileiras. Os filmes foram doados à prefeitura pelo projeto Revelando Brasis e Festival Panela Audiovisual. Crianças e adolescentes, do 1º ao 9º anos do ensino fundamental, serão contemplados com a iniciativa. A exibição acontece nas próprias instituições participantes.
As primeiras sessões serão exibidas para os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na segunda (17), às 9h e às 14h. Já na terça-feira (18) serão contemplados os participantes do ProJovem. Entre os filmes, "Albertinho", que conta a vida de Santos Dumont e “2 e Meio”, produção capixaba vencedor do Festival Panela Audiovisual de 2013
Cerca de 600 alunos da Escola Municipal Ana Araújo, irão assistir os curtas em cinco sessões, na quarta e quinta-feira. A iniciativa irá atender alunos dos turnos matutino e vespertino. Os alunos da Escola Família Agrícola (Mepes) também irão participar. A sessão está programada para acontecer na instituição na quinta, às 14h.
De acordo com o coordenador do projeto, Clóvis Rangel, os filmes foram especialmente escolhidos para atender alunos de faixa etária diferentes. “Escolhemos filmes de animação para alunos do 1º ao 4º ano e do gênero de ficção para os alunos a partir do 5º ano do ensino fundamental”, disse.


Veja o que será exibido:

Gênero Animação (1º a 4º ano e Peti)

"Vitória pra mim" (Acervo do Revelando Brasis) - Curta-metragem sobre a opinião de alunos da rede municipal de ensino de Vitóris-ES sobre o que é vencer na vida. 

"Curvas de Niemeyer” (Acervo do Revelando Brasis) - Curta-metragem sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer, grande arquiteto brasileiro.

"Albertinho" (Acervo Revelando Brasis) - Curta-metragem sobre a vida e obra sobre a vida de Alberto Santos Dumont, pai da aviação.

FICÇÃO (5º a 9º ano, Mepes e Projovem)
"2 e Meio" - Filme vencedor do Festival Panela Audiovisual de 2013. Foi único representante capixaba no 22º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Sinopse: Um mecânico de elevadores, toma uma atitude desesperada após descobrir que teve seu carro roubado. 
"Ilhas Cayman" - Um dos curtas-metragens indicados para o Festival Panela Audiovisual de 2013. Sinopse: Motorista de táxi leva um passageiro que não sabe dizer o endereço do seu destino, mas ao dar as orientações pelo caminho, o taxista descobre estar indo para sua própria casa. Momentos críticos na vida de um homem podem ser a base para grandes mudanças.
"Galinha D’Angola" - Um dos curtas-metragens indicados para o Festival Panela Audiovisual de 2013. Sinopse: Um menino procura seu pai, no meio da mata. O caminho o leva a um sonho estranho. Galinha D’Angola foi rodado no interior do ES, numa região de mata atlântica  bastante preservada.

O que é o Festival Panela Audiovisual?
É organizado pelo site Panela Audiovisual,  importante canal para a divulgação e construção da identidade audiovisual do Espírito Santo. FPA é a primeira mostra competitiva do  cinema capixaba totalmente pela internet. Por isso, tem como único objetivo difundir as produções capixabas.

Saiba sobre o projeto Revelando Brasis
Revelando os Brasis é um projeto de formação e inclusão audiovisuais de moradores de pequenas cidades do Brasil. Desde sua criação, em 2004, foram realizadas quatro edições. A realização é do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e a parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O projeto conta também com a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil e da Riofilme. 

Cronograma – Semana do Cinema Brasileiro


Segunda-feira
(17|06)
Terça-feira
(18|06)
Quarta-feira
(19|06)
Quinta-feira
(20|06)
Manhã – 9h
PETI
Projovem
Ana Araújo (1º a 4º ano)
Ana Araújo (5º a 9º ano)
Tarde – 14h
PETI
Projovem
Ana Araújo (1º a 4º ano)
MEPES (1º a 4º ano do Ensino Médio Técnico

Os anexos podem não estar disponíveis. Saiba mais
cinema brasileiro.jpgcinema brasileiro.jpg
162K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário