terça-feira, 7 de maio de 2013

Vacinação contra febre aftosa até 31 de maio



Até o dia 31 de maio será realizada em todo Espírito Santo a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, sob coordenação do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Em Alfredo Chaves, o escritório local, localizada na Fazenda Experimentar Incaper, está preparado para atender a demanda.

De acordo com técnicos do Idaf, nessa etapa, devem ser vacinados bovinos e bubalinos (búfalos) com até dois anos de idade. A vacinação é realizada pelos próprios produtores e as vacinas podem ser adquiridas em lojas agropecuárias cadastradas. 

Após a vacinação, o produtor deve comparecer ao Idaf, até o dia 10 de junho, levando a nota fiscal da vacina, a ficha de produtor e a declaração de vacinação, além de informar nascimentos e mortes ocorridos desde a última atualização cadastral. O Instituto orienta que os produtores não deixem a comprovação para os últimos dias, pois pode haver grande fluxo de pessoas. 

Segundo secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri, é preciso que todos os produtores se comprometam a manter a vacinação do rebanho em dia. “Vamos garantir nossos animais com saúde”, disse.

Imunização adequada 

O coordenador no Idaf do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, José Dias Porto Júnior, dá algumas dicas para que a imunização seja feita de forma adequada. 

"É preciso aplicar a dose certa, de cinco mililitros, na região da tábua do pescoço e utilizar agulhas e seringas em bom estado e limpas. O manejo dos animais deve ser feito com o mínimo de estresse e nos horários mais frescos do dia. Orientamos que o transporte das vacinas seja realizado em recipiente isotérmico com gelo e que sejam conservadas na temperatura correta, de 2ºC a 8°C, até o momento da aplicação. Outra recomendação é quanto à substituição da agulha a cada dez animais vacinados e a limpeza da seringa e agulhas ao final do procedimento, fervendo-as e guardando-as limpas e secas", explica Porto Júnior. 

Febre aftosa 

A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). Alguns dos sintomas clínicos da doença são perda de peso, febre e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais. Ao suspeitar que seus animais apresentem algum desses sintomas, o produtor deve notificar imediatamente o Idaf em seu município. 

Embora seja considerada uma zoonose, estudos indicam que raramente a doença afeta os seres humanos. Entretanto, a ocorrência da doença causa grandes impactos econômicos. 

"A última ocorrência de febre aftosa no Estado foi registrada em 1996. O setor econômico e social é fortemente atingido, uma vez que, além das restrições no mercado agropecuário nacional e internacional, outros setores produtivos são afetados, já que fica proibida a saída de alguns produtos do Estado, prejudicando sensivelmente as exportações", alerta o médico veterinário Porto Júnior.


Serviço. (27) 3269-1319.



Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: (27) 3269-2724 / 8892-6411
Com informações de Francine Castro (Idaf-ES)
Description: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
Description: oi.jpg
boi.jpg
58K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário