sábado, 11 de maio de 2013

Unidades de saúde da capital vacinam contra a gripe até o próximo dia 24 em Vitória



Yuri Barichivich
Pessoa vacinando
Idosos a partir de 60 anos estão no grupo prioritário da campanha de vacinação contra a gripe
As pessoas da capital que se encaixam no grupo prioritário e ainda não se vacinaram contra a gripe H1N1 (Influenza A) têm até o próximo dia 24 para se imunizar. É que o prazo para a vacinação foi estendido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
A vacinação está sendo feita em todas as unidades de saúde de Vitória, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os pacientes acamados recebem atendimento em suas residências. Para isso, a unidade de saúde do bairro onde moram deverá ser acionada. Efeitos colaterais, como estado febril leve e dor de cabeça, podem ocorrer em alguns casos, o que é normal.
A secretária municipal de Saúde, Sony Itho, ressalta a importância da vacinação contra a gripe. "Esse grupo prioritário está mais vulnerável às complicações que a gripe H1N1 pode trazer. Por isso, é muito importante que as pessoas compareçam às unidades para tomar a vacina, que é eficaz e a única forma de proteção".
O grupo prioritário é formado por idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes (em qualquer idade gestacional), mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos (com laudo, indicação ou prescrição médica) e profissionais de saúde. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, no mínimo, 80% dessa população, ou seja, cerca de 48 mil pessoas. Até o momento, apenas 74% das pessoas já foram imunizadas.
Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização pode reduzir o número de hospitalizações por pneumonias entre 32% e 45%, e a mortalidade por complicações da influenza tipo B, de 39% a 75%. A vacina é constituída por vírus inativados e, por isso, não causa a doença.
Além da vacinação, o Ministério da Saúde recomenda a adoção de medidas simples de higiene para evitar a contaminação por influenza: higienizar as mãos com água e sabão com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; e antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário