quarta-feira, 22 de maio de 2013

Termina sexta-feira vacinação contra a gripe em Vila Velha


Texto: Emerson Cabral / Foto: Semcom

Vacinação - Imagem: Eduardo Ribeiro
Termina nesta sexta-feira (24) a campanha de vacinação contra a gripe. O término da campanha foi prorrogado duas vezes, pois Vila Velha não havia atingido a meta de vacinação, estabelecida pelo Ministério da Saúde em 80% da população.  Até esta terça-feira (21) foram vacinados 76% do público esperado.
Devem se vacinar gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais de saúde. Além disso, a vacina está disponível para pessoas transplantadas ou que têm doenças crônicas (do pulmão, coração, fígado, rim), diabetes e imunossupressão. Em razão do feriado de 23 de maio, dia em que se comemora a Colonização do Solo Espírito-santense e os 478 anos de Vila Velha, as unidades de saúde fecharão nesta quinta-feira, voltando a reabrir na sexta-feira, último dia da campanha. A vacina está disponível nas 17 Unidades de Saúde de Vila Velha. O horário da vacinação é das 7 às 17 horas.
O Ministério da Saúde recomenda mais atenção na higiene pessoal para evitar a gripe, como lavar as mãos com água e sabão com frequência depois de tossir ou espirrar, após ir ao banheiro e antes de comer. Após contato com superfícies as pessoas também devem evitar tocar os olhos, boca ou nariz. O uso de lenço de papel descartável é recomendado, além de proteger a boca e o nariz ao espirrar e tossir, bem como evitar ambientes fechados e aglomerados. O doente de gripe deve ficar em casa até sete dias após o início dos sintomas para evitar a transmissão da doença para outras pessoas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário