segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sustentabilidade é tema de palestras para o setor de rochas


O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Sindirochas promovem, nesta terça(21) e quarta-feira (22), mais duas palestras sobre extração mineral sustentável.  O evento é direcionado aos empresários e funcionários dos empreendimentos do setor de rochas ornamentais, com o objetivo de divulgar os procedimentos legais para extração e o licenciamento ambiental das atividades do ramo da mineração.

As palestras dão continuidade a um trabalho iniciado pelas instituições em anos anteriores, tendo em vista a importância socioeconômica da atividade para o Estado e da necessidade de promover e difundir uma cultura de exploração racional e sustentável, que respeite o meio ambiente.

A palestra desta terça-feira (21) vai acontecer, a partir das 16h, no Auditório da Câmara Municipal de Vargem Alta, e contará com a participação do analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Iema, Edimundo Almeida Cruz. Leonardo Paganoti Marinato, também analista do Iema, é o palestrante do evento que acontecerá no auditório do Sindirochas, nesta quarta-feira (22), às 16h, em Cachoeiro de Itapemirim.

Durante as palestras, os analistas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Coordenação de Licenciamento de Mineração do Iema vão informar quais são os procedimentos necessários a serem adotados para o licenciamento de extração de rochas; indicar as medidas de controle ambiental para minimizar os impactos e recuperar áreas degradadas pela mineração; e fornecer informações sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

As palestras são gratuitas e destinadas aos empreendedores do setor, encarregados de pedreiras, técnicos em mineração, geólogos, engenheiros, consultores ambientais e prestadores de serviço na área de extração de rochas. Em junho, nos dias 18, 19, e 20, as cidades do Noroeste do Estado: Nova Venécia, Barra de São Francisco e Colatina, respectivamente, recebem o evento. As inscrições para as palestras do mês que vem poderão ser feitas pelo site do Sindirochas.

Para mais informações: www.sindirochas.com, ou pelo telefone (28) 3521-6144.


Informações à Imprensa Assessoria de Comunicação Seama / Iema Isabela Nucci (27) 3636 2592 / 9844 4831 meioambiente.es@gmail.com Texto: Thaiana Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário