sexta-feira, 17 de maio de 2013

Shows e desfile militar no aniversário de 478 anos de Vila Velha


Texto: Fabricio Fernandes / Foto: Semcom


Desfile Militar - Marinha  - Imagem: Sérgio Cardoso
Shows da banda Casuarina, O Teatro Mágico, Macucos e de uma turma de talentosos músicos capixabas que marcou época fazem parte da programação da Festa de Colonização do Solo Espírito-santense. Vila Velha comemora 478 anos no próximo dia 23 de maio, mas a programação começa na segunda-feira (20).
As festividades de aniversário da cidade também contarão com exposição sobre a história do município, debate literário, desfile militar e escolar, atividades de esporte e lazer, entre outras.  A programação vai acontecer, principalmente, no Parque da Prainha e orla de Coqueiral de Itaparica.
Abertura - A abertura será na próxima segunda-feira (20), a partir das 19 horas, com solenidade de certificação da Casa da Memória, que agora passa a se chamar Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV).
Em seguida, às 19h30, será aberta a exposição “Vasco Coutinho... Um rosto, uma história”, também na Casa da Memória. Serão expostas pinturas com reprodução de imagens da Prainha que remontam à data de 1535, e com banners sobre a história do município.
Na terça-feira (21), haverá o 1º Café Literário realizado na cidade pelo Sesc. A palestra será com o escritor Francisco Aurélio Ribeiro e o artísta plástico Kleber Galvêas. A mediação será feita por Getúlio Neves, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Show - Na quarta-feira (22), a cidade recebe também pela primeira vez o show “Valeu 83 – 30 anos”, com os artistas Carlos Bona, Lula D’Vitória, Guto Neves e Carlos Papel, em homenagem a João Pimenta. Esse show pretende celebrar uma geração que fez história na música popular produzida no Estado, especialmente na década de 1980.
Festa cívica - Para abrir os festejos cívicos e comemorar a semana da Colonização do Solo Espírito-Santense, será realizada na quarta-feira (22), a partir das 16h, no Palácio Anchieta (Vitória), a tradicional Transposição do Fogo Simbólico da Capital para Vila Velha.
O fogo simbólico representa a passagem da capital do Estado para o berço da colonização capixaba por um dia (23 de maio). A ação será conduzida pela Marinha do Brasil, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e guarda-vidas.
Entre as principais atividades cívicas estão o consagrado desfile militar, que será realizado na quinta-feira (23), às 8h30, na orla próximo à rotatória localizada no final da praia de Coqueiral de Itaparica.
Shows – Um dos momentos mais esperados durante os festejos de Vila Velha será na quinta-feira (23),com os shows do Teatro Mágico e, em seguida, da banda Casuarina, no Parque da Prainha, a partir das 20h30 e 22h30, respectivamente. Durante todo o dia, também haverá festejos cívicos .
Já na sexta-feira (24), às 19h, a festa da cidade contará com show da banda Kalifa, que animará a noite com o estilo samba-rock. Às 22h, a banda Macucos lança seu novo DVD. No dia 25, sábado, será a vez das atividades religiosas, com a Proclamação do Evangelho, também no Parque da Prainha.
Rua de Lazer - As comemorações dos 478 anos de Vila velha recebem este ano a Rua de Lazer, que começa a funcionar este mês como espaço destinado à prática de esporte, cultura e lazer para os pedestres na praia de Itaparica. No domingo (26), haverá o fechamento de um sentido da Avenida Estudante José Júlio de Souza na orla, das 8h às 13h.
Ainda no domingo, às 08h, será celebrada uma missa solene de Ação de Graças pelo Aniversário de 478 anos de Vila Velha. A missa será conduzida pelo Frei Paulo.
Além disso, a Caixa Econômica Federal realizará os sorteios da loteria no seu Caminhão da Sorte, que ficará instalado no Parque da Prainha. Os sorteios ocorrerão dos dias 20 a 25, sempre das 19h às 21h.

Programação oficial dos 478 anos de Vila Velha

20 de maio, segunda-feira
Atividades da Prainha
19h – Solenidade de qualificação da Casa da Memória
19h30 – Abertura da Exposição “Vasco Coutinho... Um rosto, uma história” – Casa da Memória
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal
21 de maio, terça-feira
Atividades na Prainha
19h – 1º Café Literário do Sesc em Vila Velha – Academia de Letras Humberto de Campos
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal
22 de maio, quarta-feira
16h – Início da Transposição do Fogo Simbólico (Palácio Anchieta)
Atividades na Prainha
17h30 – Recepção Banda ao Fogo Simbólico
17h30 – Chegada do Fogo Simbólico
21h – Show “Valeu 83 – 30 anos”
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal
23 de maio, quinta-feira
Atividades da orla de Itaparica
07h20 – Chegada do Fogo Simbólico
08h – Hasteamento de bandeiras
08h05 – Entrega de Encomendas/Polícia Militar
08h25 – Transferência da Capital do Espírito Santo para Vila Velha
08h30 – Início do Desfile Militar
Atividades na Prainha
20h30 – Show do Teatro Mágico
22h30 – Show do Casuarina
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal
24 de maio, sexta-feira
Atividades na Prainha
19h – Show da banda kalifa
22h – Show de lançamento do DVD da banda Macucos
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal
25 de maio, sábado
Atividades na Prainha
19h – Proclamação do Evangelho - Show Joe Vasconcelos, Chris Durán e Fernanda Brum
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal
26 de maio, domingo
Rua de Lazer (Orla de Itaparica)
Atividades da Secretaria de Cultura e Turismo
09h - Irmãos Kyosky's (números circenses)
10h - Associação Iê Capoeira (capoeira)
11h - Abnael Bboy e convidados (break e hip hop)
12h - Cia Fantasia de Artes Cênicas (teatro de rua, clown, esquetes teatrais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário