segunda-feira, 13 de maio de 2013

Shows e desfile militar no aniversário de 478 anos de Vila Velha


Texto: Fabricio Fernandes / Foto: Semcom

Desfile Militar - Marinha  - Imagem: Sérgio Cardoso
Shows da banda Casuarina, O Teatro Mágico, Macucos e de uma turma de talentosos músicos capixabas que marcou época fazem parte da programação da Festa de Colonização do Solo Espírito-santense. Vila Velha comemora 478 anos no próximo dia 23 de maio, mas a programação começa na segunda-feira (20).
As festividades de aniversário da cidade também contarão com exposição sobre a história do município, debate literário, desfile militar e escolar, atividades de esporte e lazer, entre outras.  A programação vai acontecer, principalmente, no Parque da Prainha e orla de Coqueiral de Itaparica.
Abertura - A abertura será na próxima segunda-feira (20), a partir das 19 horas, com solenidade de certificação da Casa da Memória, que agora passa a se chamar Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV).
Em seguida, às 19h30, será aberta a exposição “Vasco Coutinho... Um rosto, uma história”, também na Casa da Memória. Serão expostas pinturas com reprodução de imagens da Prainha que remontam à data de 1535, e com banners sobre a história do município.
Na terça-feira (21), haverá o 1º Café Literário realizado na cidade pelo Sesc. A palestra será com o escritor Francisco Aurélio Ribeiro e o artísta plástico Kleber Galvêas. A mediação será feita por Getúlio Neves, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Show - Na quarta-feira (22), a cidade recebe também pela primeira vez o show “Valeu 83 – 30 anos”, com os artistas Carlos Bona, Lula D’Vitória, Guto Neves e Carlos Papel, em homenagem a João Pimenta. Esse show pretende celebrar uma geração que fez história na música popular produzida no Estado, especialmente na década de 1980.
Festa cívica - Para abrir os festejos cívicos e comemorar a semana da Colonização do Solo Espírito-Santense, será realizada na quarta-feira (22), a partir das 16h, no Palácio Anchieta (Vitória), a tradicional Transposição do Fogo Simbólico da Capital para Vila Velha.
O fogo simbólico representa a passagem da capital do Estado para o berço da colonização capixaba por um dia (23 de maio). A ação será conduzida pela Marinha do Brasil, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e guarda-vidas.
Entre as principais atividades cívicas estão o consagrado desfile militar, que será realizado na quinta-feira (23), às 8h30, na orla próximo à rotatória localizada no final da praia de Coqueiral de Itaparica.
Shows – Um dos momentos mais esperados durante os festejos de Vila Velha será na quinta-feira (23),com os shows do Teatro Mágico e, em seguida, da banda Casuarina, no Parque da Prainha, a partir das 20h30 e 22h30, respectivamente. Durante todo o dia, também haverá festejos cívicos .
Já na sexta-feira (24), às 19h, a festa da cidade contará com show da banda Kalifa, que animará a noite com o estilo samba-rock. Às 22h, a banda Macucos lança seu novo DVD. No dia 25, sábado, será a vez das atividades religiosas, com a Proclamação do Evangelho, também no Parque da Prainha.
Rua de Lazer - As comemorações dos 478 anos de Vila velha recebem este ano a Rua de Lazer, que começa a funcionar este mês como espaço destinado à prática de esporte, cultura e lazer para os pedestres na praia de Itaparica. No domingo (26), haverá o fechamento de um sentido da Avenida Estudante José Júlio de Souza na orla, das 8h às 13h.
Além disso, a Caixa Econômica Federal realizará os sorteios da loteria no seu Caminhão da Sorte, que ficará instalado no Parque da Prainha. Os sorteios ocorrerão dos dias 20 a 25, sempre das 19h às 21h.

Programação oficial dos 478 anos de Vila Velha

20 de maio, segunda-feira
Atividades da Prainha
19h – Solenidade de qualificação da Casa da Memória
19h30 – Abertura da Exposição “Vasco Coutinho... Um rosto, uma história” – Casa da Memória
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal

21 de maio, terça-feira
Atividades na Prainha
19h – 1º Café Literário do Sesc em Vila Velha – Casa da Memória
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal


22 de maio, quarta-feira

16h – Início da Transposição do Fogo Simbólico (Palácio Anchieta)
Atividades na Prainha
17h30 – Recepção Banda ao Fogo Simbólico
17h30 – Chegada do Fogo Simbólico
21h – Show “Valeu 83 – 30 anos”
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal

23 de maio, quinta-feira
Atividades da orla de Itaparica
07h20 – Chegada do Fogo Simbólico
08h – Hasteamento de bandeiras
08h05 – Entrega de Encomendas/Polícia Militar
08h25 – Transferência da Capital do Espírito Santo para Vila Velha
08h30 – Início do Desfile Militar
Atividades na Prainha
20h30 – Show do Teatro Mágico
22h30 – Show do Casuarina
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal

24 de maio, sexta-feira
Atividades na Prainha
19h – Show da banda kalifa
22h – Show de lançamento do DVD da banda Macucos
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal

25 de maio, sábado
Atividades na Prainha
19h – Show Proclamação do Evangelho
19h às 21h – Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal

26 de maio, domingo
Rua de Lazer (Orla de Itaparica)
Atividades da Secretaria de Cultura e Turismo
09h – Show de clowns, mágica e brincadeiras com a Cia Fantasia de Artes Cênicas
10h – Número circenses com os Irmãos Kyoski’s
11h - Hip hop com o Vila Velha Força Break (Abnael Bboy e convidados)
12h – Capoeira com Associação Iê

Nenhum comentário:

Postar um comentário