terça-feira, 7 de maio de 2013

Serra lidera ranking de cidadãos qualificados em 2013



O objetivo é reinserir pessoas no mercado de trabalho
Djeisan Lettieri
O Sine da Serra qualificou, em 2013, 593 trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego no município. Esse número representa 40% das pessoas capacitadas em todo o Espirito Santo por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 
PMSAs inscrições dos cursos são feitas no PróCidadão, em Portal de Jacaraípe.
O percentual concentra o maior número de gente qualificada por meio deste programa no Estado. Na Serra, devem ser ofertadas até o final deste ano cinco mil vagas em cursos de capacitação, seja para pessoas do seguro desemprego, seja para outras que estão desempregados ou ligadas a programas assistenciais do governo, como o Bolsa Família.
No caso do seguro desemprego, a qualificação é ofertada ao trabalhador que esteja solicitando o benefício pela terceira vez nos últimos 10 anos. Também são oferecidas a esse público novas oportunidades de emprego.
O diretor do departamento de qualificação da Sine, Renato Rangel de Jesus, afirma que a intenção é preparar esta mão de obra para seu reingresso no mercado de trabalho. “Percebemos no dia a dia do Sine que as pessoas estão buscando cada vez mais a qualificação profissional”, pontua.
Em todo território capixaba o total de qualificados por meio do Pronatec foi de 1.484 pessoas neste ano. Na Serra, os cursos são realizados em parceria com o Senai Civit e Ifes..
As oportunidades são de atualização e qualificação profissional e atualmente há vagas em diversos cursos para pessoas cadastradas no Sistema Único de Assistência Social, beneficiários do programa Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada. As inscrições são feitas de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Sine, em Portal de Jacaraípe.
Os servidores do Sine também participam de treinamentos internos sempre às sextas-feiras, das 15 às 17 horas. O objetivo é aperfeiçoamento do atendimento ao cidadão.

CRÉDITOS: Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda | 07/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário